Nomeado para exercer o cargo de Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa é o primeiro Promotor de Justiça na história do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul a ocupar tal posto. Ele exercia as funções de Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, desde 5/5/2020, e de Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, desde 1º/8/2014.

O ato foi publicado no Diário Oficial do MPMS nesta quinta-feira (20/5), por meio da Portaria nº 1697/2021-PGJ, de 19.5.2021, assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

A nomeação foi possível em razão da alteração da Lei Complementar nº 72, de 18 de janeiro de 1994, que trata da Lei Orgânica do MPMS. O texto foi atualizado em 2020 e modificou o art. 31-A, permitindo que os cargos de Procuradores-Gerais Adjuntos, antes ocupados apenas por Procuradores de Justiça, possam ser assumidos também por Promotores de Justiça do Ministério Público com mais de dez anos de carreira e trinta e cinco anos de idade.

Mudanças

Com a nova designação, a função de Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça passa a ser exercida pela Promotora de Justiça Camila Augusta Calarge Doreto, e como Supervisora de Planejamento e Gestão Estratégica assume, sem prejuízo de suas funções, Fernanda Proença de Azambuja, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Chapadão do Sul.

Currículo

Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa graduou-se em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco em 1999. É especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – “MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos”. Foi estagiário concursado do MPMS no período de 1997 a 1999 e, posteriormente, servidor concursado da Instituição no período de 1999 a 2003.

Ingressou na carreira do Ministério Público de MS no cargo de Promotor de Justiça Substituto em outubro de 2003. Foi titular das Promotorias de Justiça das Comarcas de Água Clara, Fátima do Sul. Atualmente titulariza a 2ª Promotoria de Justiça de Dourados, com atuação na área cível. Exerceu a função de Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica desde agosto de 2014.

Foi Coordenador do Fórum Nacional de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público, de setembro de 2015 a fevereiro de 2018, e classificou-se como primeiro colocado no Prêmio CNMP 2014, com o projeto “Promotoria Comunitária: MP mais perto de você”.

Atuou como Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça de julho de 2016 a maio de 2020, e como Chefe de Gabinete do PGJ, de maio de 2020 a maio de 2021.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS