Representantes da Gestão Municipal e Estadual de saúde e dos hospitais de Campo Grande se mobilizaram e implementaram os 30 leitos pactuados com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, resultado da última reunião realizada na quinta-feira (17/6), no Auditório Dra. Cláudia Menezes Pereira, localizado no prédio das Promotorias de Justiça de Campo Grande, com a 32ª Promotoria de Justiça da Saúde da Capital.

Na reunião com o MPMS foram realizadas tratativas extrajudiciais, concomitantes ao andamento da Ação Civil Pública proposta em desfavor do Município de Campo Grande e do Estado de Mato Grosso do Sul, que visa à ampliação emergencial do número de leitos covid de UTI e clínico na Capital.

Segundo a Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, naquele momento, a reunião de urgência se fez necessária “devido ao agravamento da pandemia no Estado e da urgente situação de falta de leitos de UTI covid em Campo Grande, inclusive com a ocorrência de encaminhamento de pacientes do interior do Estado para outras unidades da Federação, oportunidade em que ocorreram reuniões entre as partes, visando às tratativas para a ampliação dos referidos leitos de UTI covid SUS na Capital”.

No último encontro, foi pontuado o crescente agravamento da pandemia em Campo Grande e a falta de leitos de UTI, com pacientes intubados nas UPAs e CRSs, que ainda aguardavam na fila da regulação para leitos de UTI. Anteriormente, durante a reunião ocorrida na segunda-feira (31/5), ficaram pactuados dez leitos UTI SUS covid na Clínica Campo Grande, com implementação imediata, e dez leitos UTI SUS covid no Hospital El Kadri, que também ampliou seis leitos clínicos covid. Além disso, ficaram de ser implantados até o dia 21 de junho os dez leitos restantes UTI SUS covid, que totalizaria um aumento de mais de 30 leitos UTI SUS covid, nos últimos dez dias, pelo Município de Campo Grande.

O número foi confirmado nas vistorias de quinta-feira (24/6) e sexta-feira (25/6), realizadas pela 32ª Promotoria de Justiça da Saúde, ocasião em que a equipe do MPMS constatou também que esses leitos SUS UTI já estavam com 100% de funcionamento de pacientes internados. “Por este motivo, insisto na necessidade de se manter o distanciamento social e das medidas de prevenção no atual cenário de escassez de leitos, recursos humanos e medicamentos”, alertou Filomena Fluminhan.  

Na última semana, ocorreu a ampliação de 16 leitos, sendo dez leitos UTI SUS covid e seis leitos clínicos covid na Capital junto ao Hospital do Pênfigo. O MPMS realizou uma análise do atendimento aos demais acordos anteriormente firmados em audiência de conciliação, em sede dos respectivos autos da Ação Civil Pública, inclusive no tocante aos leitos semi-intensivos que seriam implantados nas UPAs ou hospitais, e à urgência na ampliação de leitos de UTI covid SUS.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Foto: SES