Na manhã desta terça-feira (1º/6), o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, participou do webinário de lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção em Mato Grosso do Sul, realizado pela Rede de Controle da Gestão Pública de MS, que tem como foco a mobilização das organizações públicas do Estado, no sentido de obterem seus próprios diagnósticos quanto às fragilidades existentes para se prevenirem contra a fraude e a corrupção.

Na abertura, ao discursar, o Ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes lembrou da importância de o Brasil estar sincronizado e colaborativo, para que haja uma transversalidade na política de combate à corrupção realizada pela União, Estados e Municípios. O Ministro afirmou que o sucesso do trabalho nasceu em Mato Grosso do Sul e, a partir daí, desencadeou o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. “Quero parabenizá-los porque o Mato Grosso do Sul foi pioneiro. Está aí a importância do trabalho preventivo, hoje uma referência em nível nacional”.  

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, em sua fala, parabenizou todos pelo evento. Ele reiterou o exposto pelo Ministro Augusto Nardes sobre a importância da união entre as instituições, e reforçou o dever dos gestores que estão à frente dos poderes de trabalhar em conjunto, em prol da sociedade, o que fortalece a missão do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.   

Como exemplo desse fortalecimento, Alexandre Magno mencionou o sistema de prevenção aos ilícitos e condutas que afetam o erário, o qual, dentre suas ações, desenvolve o Projeto de Efetivação das Controladorias Internas nos Municípios do Estado, concebido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público. Fez alusão, ainda, à realização de um diagnóstico da atuação do MPMS nos últimos três anos. Essa análise deve apresentar indicadores que permitam o aperfeiçoamento dos mecanismos de prevenção, controle de riscos e boa governança. “A população certamente sentirá as boas consequências dessa elogiável ação, porquanto além de não almejar mais tanta notícia ruim a envolver os cofres públicos, quer que seus tributos sejam efetivamente revertidos em bens e serviços”, finalizou.   

Dando sequência à videoconferência, representando o Presidente do TCE-MS, Conselheiro Iran Coelho das Neves, o Diretor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Eduardo dos Santos Dionizio, conduziu os trabalhos.

Participaram do evento, ainda: Carlos Eduardo Girão de Arruda, Controlador Geral do Estado de MS; Daniel Silveira, Superintendente da CGU em MS; e Mário Junior Bertuol, Secretário do TCU em MS.

Durante o webinário, foi apresentada a plataforma de autosserviço e realizada uma breve explicação sobre a utilização do Sistema e-Prevenção, que ficará permanentemente à disposição das instituições para que possa auxiliar no acompanhamento do progresso de sua organização.

 

Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem: ASSECOM