O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), capacitou nesta quinta-feira (8/7), 51 colaboradores terceirizados do MPMS para participar da Ação de Combate ao Aedes Aegypti (mosquito da dengue).

Os colaboradores serão voluntários na ação que irá contemplar 33 unidades do MPMS em todo Estado. A ação é uma iniciativa da SES e tem por objetivo promover o controle e o monitoramento do ambiente e entorno, por meio de ações para o combate ao vetor Aedes Aegypti nas entidades públicas e privadas, ONGs e demais instituições da sociedade civil.

A capacitação foi ministrada pelo Coordenador Estadual de Vetores, Mauro Lucio Rosário, que explanou a biologia do vetor, as formas de prevenção e principalmente a importância de combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O Supervisor da Sala de Situação Estadual de Controle e Combate a Endemias, João Boin Júnior, apresentou o boletim epidemiológico da dengue em Mato Grosso do Sul, o perfil e a atribuição do colaborador voluntário na ação. O Supervisor reforçou, ainda, que essas parcerias com as instituições públicas e privadas são de suma importância para o controle e prevenção desta endemia que coloca o Estado de Mato Grosso do Sul no 3º lugar do ranking das unidades federativas, em número de casos registrados de dengue. O último boletim da SES divulgou um balanço com mais de 11 mil casos prováveis de dengue em todo o Estado somente em 2021.

A Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo da Cidadania, Helen Neves Dutra da Silva, agradeceu a participação dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde e destacou o apoio do Ministério Público Estado nesta ação que irá fomentar a participação não só dos colaboradores voluntários, mas de todos que compõem e fazem parte do MPMS.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Foto: Banco de imagens