Promovida pela Procuradoria-Geral Adjunta de Justiça Institucional (PGAI) e pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), a reunião desta sexta-feira (2/7) apresentou, para membros e servidores da Instituição, uma retrospectiva do trimestre de implantação dos OKRs - metodologia de gestão focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma organização. A metodologia vem sendo aplicada no Ministério Público Estadual desde março de 2021, sendo ministrada pelo professor Marcos Barros, Fundador da Oxford Business Masters, na Inglaterra.

Compuseram a mesa de abertura do evento, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; e a Promotora de Justiça e Supervisora de Planejamento e Gestão Estratégica, Fernanda Proença de Azambuja.

Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno, cumprimentou todos os envolvidos e enfatizou a valorização do servidor, com investimento em qualificação profissional, para que possa atender, cada vez melhor, os anseios da sociedade sul-mato-grossense. O Chefe do MPMS destacou que a Instituição tem sido pioneira e ousada em diversos serviços implementados, que têm servido de exemplo para outras instituições.

Em seguida, a Supervisora da Seplange, Fernanda Proença de Azambuja, agradeceu a oportunidade de fazer parte desse desafio implementado pela metodologia em OKRs, no âmbito do Ministério Público Estadual, e enalteceu os trabalhos e os constantes avanços tecnológicos desenvolvidos pela Instituição, o que a torna referência nacional em modelo de planejamento e gestão.

Durante a reunião, o professor Marcos Barros fez a entrega do certificado virtual para o Procurador-Geral de Justiça e para o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional. Em seguida, o Chefe do MPMS entregou os certificados de OKRs Masters para as seguintes lideranças: Bianka Karina Barros da Costa, Secretária-Geral, que recebeu em nome do Departamento de Engenharia (Deng), da Assessoria de Comunicação (Assecom), da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Secretaria de Administração (Sead) e da Coordenadoria de Licitações (Colic); Camila Augusta Calarge Doreto, que recebeu em nome da Secretaria de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça (Segab), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e da Secretaria de Distribuição e Acompanhamento Processual (Sedap); Ludmila de Paula Castro Silva, que recebeu em nome do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (Daex); Ricardo de Melo Alves, que recebeu em nome do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI); Paulo César Zeni, que recebeu em nome do Laboratório de Inovação; e Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, que recebeu em nome da Seplange.

A Secretária-Geral, Bianka Karina Barros da Costa, destacou a importância de todos os setores estarem comprometidos para um novo modelo de gestão que tem por finalidade motivar os colaboradores para gerar resultados que beneficiem serviços de qualidade, tanto para a Instituição, quanto para a sociedade.

Posteriormente, foram entregues os certificados para os líderes dos setores envolvidos na metodologia de gestão, os quais fizeram uma retrospectiva de cada setor, ressaltando os ganhos e as mudanças ocorridas ao longo do primeiro trimestre, a partir da ferramenta implementada pelo professor Marcos Barros. Receberam os certificados, os servidores: Elisangela Cristina Nery, Diretora da Sedap; Myrian Raquel Rodrigues da Silva, Diretora da STI; Fabiano Alves Davy, Diretor da Sead em substituição; Wellington Gradella Marthos, Diretor da SGP; Cynthia Maria Souza da Silveira, Coordenadora-Geral da Assecom; Emerval Carmona Gomes, Presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e responsável pela Colic; Elisa Mari Kihara Zaha, Diretora da Secretaria de Finanças (Sefin);  Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, Diretora da Seplange; e Marina Borges Soares, representando o Departamento de Apoio Institucional da Secretaria de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça.

A Diretora da Seplange, Sabrina Baes, agradeceu a oportunidade de fazer parte desse modelo de gestão implementado pelo Ministério Público Estadual que, a médio e longo prazo, trará grandes conquistas para a Instituição, principalmente para a melhor prestação de serviço para a sociedade: “O OKRs tem superpoderes, mas acho que o maior é a gestão de pessoas. Fez a gente perceber que não estava numa competição e sim numa jornada infinita. E o que é bonito? A quantidade de pessoas que caminham juntas. Essa ferramenta uniu todos os setores, num sentido comum”.

Finalizando o evento, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Ishikawa, agradeceu ao professor Marcos Barros, aos membros e aos servidores da Instituição o trabalho incansável e o comprometimento para a implementação das metas: “É inspirador, pois vimos que todos temos um mesmo objetivo. Todos os servidores abraçaram a ideia e se comprometeram a atingir as metas propostas no primeiro trimestre. Esse passo que demos vai ficar na história do planejamento e gestão do MPMS. Essa metodologia colocada pelo professor Marcos nos conduziu e nos inspirou, acima de tudo”.

Para ver as fotos da reunião clique aqui.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite/ Jornalista-Assecom MPMS