A Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) divulgou, nesta terça-feira (6/7), a lista das iniciativas (programas e projetos) semifinalistas selecionadas para a segunda fase do Prêmio CNMP 2021.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul é semifinalista com sete projetos. Na categoria Investigação e Inteligência foram selecionadas as iniciativas: “Robô da Ficha Limpa”; “Inovation Lab: o uso artificial para a aplicação eficiente da Lei Maria da Penha” e “Body Cams”. Na categoria Transversalidade dos Direitos Fundamentais foi selecionado o projeto “Curso de Antropologia e Políticas Públicas para Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes Indígenas”.

Já a categoria Fiscalização de Políticas e Recursos Públicos contemplou o projeto “Vacinômetro”. Por fim, os projetos “Caburé – Ministério Púbico de Olho nas Águas” e “DNA Ambiental” foram os selecionados para a categoria Sustentabilidade.

Ao todo, foram selecionadas 45 iniciativas, cinco referentes a cada uma das nove categorias do certame: Investigação e Inteligência; Persecução Cível e Penal; Integração e Articulação; Transversalidade dos Direitos Fundamentais; Fiscalização de Políticas e Recursos Públicos; Diálogo com a Sociedade; Governança e Gestão; Sustentabilidade; e Gestão Documental e Memória Institucional, categoria especial da edição 2021.

Na próxima etapa, a Comissão Julgadora receberá o Caderno de Iniciativas Semifinalistas, com todas as informações dos programas e projetos, e definirá os três finalistas de cada categoria.

Seplange

A Secretaria de Planejamento e Gestão coordenou todas as etapas para a inscrição de cada projeto desenvolvido no âmbito do MPMS. Campanhas e ações desempenhadas pelo setor fomentaram a participação de membros e servidores para a captação de iniciativas que pudessem ser inscritas no prêmio CNMP de 2021.

Além de se destacar como a unidade com maior número de projetos classificados para a segunda fase do Prêmio CNMP 2021, o MPMS foi também o que mais inscreveu projetos no Banco Nacional de Projetos para o certame, com 80 iniciativas dos membros e servidores da Instituição.

De acordo com o Chefe de Divisão de Elaboração de Gestão de Projetos e de Captação de Recursos, Daniel Fernando Tiburcio, foi desenvolvida uma estratégia de orientação e preparo para motivar membros e servidores quanto à importância da sistematização, acompanhamento e divulgação das suas iniciativas: “Primeiramente, busca-se estabelecer um padrão de excelência no nascimento da ideia, que conta com o suporte e a expertise da Divisão de Projetos. O proponente recebe as orientações para que seu projeto seja viável, amparado pelos setores que possam colaborar para seu êxito. O objetivo é que os projetos tenham uma sistemática alinhada ao Planejamento Estratégico Institucional, compartilhado com setores do MPMS que possam potencializá-lo de forma a produzir melhores resultados”.

O Prêmio CNMP

O Prêmio CNMP é um instrumento para identificar, premiar e disseminar projetos e programas bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, e que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.

Clique aqui para ver a lista com as iniciativas selecionadas para a segunda fase do Prêmio CNMP 2021.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Imagem: CNMP