A parceria firmada entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) possibilitou a realização de testagem da covid-19 para membros e servidores da Instituição nesta terça-feira (6/7).

Para a ação, realizada no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, foram doados 400 testes rápidos de antígeno para diagnosticar a covid-19 entre os colaboradores do MPMS. A testagem contemplará ainda os familiares dos membros e servidores, que poderão fazer o teste rápido amanhã (7/7), das 13h às 19h.

A Promotora de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Camila Augusta Calarge Doreto, agradeceu a parceria com a Fiems e com o grupo SESI, que proporcionou a doação dos testes aos integrantes do MPMS, pois a iniciativa é uma forma de identificar possíveis casos positivos e viabilizar a adoção das medidas de biossegurança cabíveis. 

O Chefe de Gabinete da Fiems, Robson Del Casale, ressaltou que essa é mais uma parceria objetivando contribuir para o enfrentamento ao coronavírus: “A ideia é que possamos levar esses testes às instituições para identificarmos eventuais casos positivos. O MPE é um local de muita circulação de pessoas. Essa parceria tem o objetivo de auxiliar na identificação desses casos.”

Teste rápido de antígeno

O exame oferecido é o teste rápido de antígeno para diagnosticar a covid-19. Por meio de um swab nasal (cotonete específico), introduzido na narina, é colhida a secreção nasal. Essa é a forma de identificar se o paciente apresenta infecção viral ativa.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Giovana Silveira/ Estagiária Pós-Graduação em Jornalismo MPMS