Membros e servidores participaram nesta segunda-feira (26/7) do curso básico de “Detecção de fraude documental”, realizado pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e pelo Serviço de Segurança Diplomática do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (DSS).

A realização do curso é fruto da parceria firmada mediante convênio assinado este ano entre o MPMS e o Consulado-Geral dos Estados Unidos da América.

A capacitação abordou temas como “Panorama e motivação para o combate ao uso de documentos falsos de viagem”, “Detecção de impostores”, “Identificação de documentos falsos de viagem” e “Identificação de documentos falsos de brasileiros”.

O certificado será emitido pelo Serviço de Segurança Diplomática do Departamento de Estado dos EUA.

Palestrantes

Luciana Quintanilha é Perita Criminal, lotada inicialmente no Núcleo de Documentoscopia, atuou por mais de 23 anos diretamente na análise de documentos, fraudes documentais e exames grafotécnicos. Em 2016, iniciou seus trabalhos no Núcleo de Crimes contra a Pessoa, onde atuou até maio deste ano. Professora da Academia de Polícia há mais de 15 anos, já ministrou aulas para várias carreiras policiais.

Eliane Matsui trabalha no Consulado dos Estados Unidos da América desde 2004, esteve à frente do Departamento de Prevenção a Fraudes durante 12 anos. Há dois anos, atua junto ao Escritório de Segurança Diplomática em São Paulo, onde exerce a função de Investigadora de Fraudes Criminais. Formada em Administração e pós-graduada em Criminologia e Direito Penal.

Mario Cunha é Investigador Criminal de Fraudes do Serviço de Segurança Diplomática do Departamento de Estado Americano no Escritório Internacional de Investigações Criminais no Departamento de Segurança Regional do Consulado Americano em São Paulo, desde 2019.

Verônica Iwanaga é Investigadora de Fraudes Criminais do Serviço de Segurança Diplomática do Departamento de Estado Americano no Escritório Internacional de Investigações Criminais no Departamento de Segurança Regional do Consulado Americano em São Paulo, desde 2019. Também é advogada criminalista e Vice-Presidente da Comissão de Segurança Pública da 33ª Subseção da OAB de São Paulo. É formada em Direito pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Processo Penal pela Universidade de Coimbra.

Matthew Nau é Agente Especial do Serviço de Segurança Diplomática (DSS – Diplomatic Security Service) do Departamento de Estado (DOS) dos EUA há 11 anos. Ele serviu por três anos no escritório do DSS em Nova York, trabalhando em investigações criminais de fraude de vistos e passaportes. Também trabalhou no gerenciamento de segurança de viagens no Centro de Apoio Diplomático de Bagdá e na Embaixada dos Estados Unidos em Copenhague. Em São Paulo desde agosto de 2020, atua no ARSO-I (Assistant Regional Security Officer- Investigator), no cargo de investigador criminal na seção consular dedicada ao combate à fraude documental, tráfico de pessoas e outros crimes relacionados a documentos de viagem dos EUA.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: Giovana Silveira/Estagiária de Pós-graduação em Jornalismo