Membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul já podem se inscrever para o novo curso a ser realizado pela Escola Superior do MPMS – “Investigação Tecnológica no âmbito do Ministério Público”. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro pelo site da ESMP-MS.

A capacitação tem uma carga horária de 9 horas e visa habilitar os membros do MPMS para realizarem investigações utilizando meios tecnológicos.

O curso será ministrado pelos Promotores de Justiça Michel Maesano Mancuelho e Felipe Almeida Marques nos dias 10, 17 e 24 de setembro.

Conteúdo Programático

A programação do curso contemplará três módulos: 1. Introdução à prova digital, no qual serão explorados assuntos como conceito e características da prova digital, conceito e importância da função hash para prova digital e Lei nº 12.965/14 – Marco Civil da Internet. 2. Meios de Obtenção de prova digital, que abordará, entre outros assuntos, os aspectos práticos dos meios de obtenção, diligências prévias aos pedidos de afastamento, afastamento de sigilo bancário e fiscal e fornecimento de registros de comunicações do Facebook, do Instagram e do WhatsApp.3. Informática forense com ferramentas open source. Neste último módulo, os Promotores de Justiça abordarão os assuntos software livre x software de alto custo, informática forense com ferramentas open source, procedimentos forenses e exemplificação de casos práticos.

 

Para realizar a inscrição clique aqui.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS