As pessoas são o grande diferencial de uma organização. Instituições públicas e privadas já entenderam que buscar inovações estratégicas relacionadas à gestão de pessoas tem se tornado essencial para obter resultados mais interessantes.

Cada ser humano é único. Crenças, valores, cultura, personalidade e competências quando trabalhados em conjunto, moldam um perfil comportamental para a sociedade ou para um ambiente de trabalho.

Pensando nisso, empresas do mundo todo têm utilizado ferramentas de Assessment (avaliação) que identificam conhecimento, habilidades, atitudes e avaliam competências e comportamentos de seus colaboradores com o fito de obter resultados mais promissores para a Instituição.

Certa da necessidade de valorizar ainda mais seus integrantes, a atual gestão do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul disponibilizará aos membros e servidores, no âmbito Institucional, a ferramenta científica Predictive Index (PI), que utiliza uma metodologia com gráficos e estatísticas para mapear o perfil comportamental de cada colaborador.

 PI

O Predictive Index (PI) é uma pesquisa comportamental de autoavaliação, que visa apontar o perfil dos colaboradores, inclusive, identificando melhor forma de comunicação entre os membros da equipe. A ferramenta propicia mecanismos que visam à resolução de conflitos, promoção e melhoria da satisfação no trabalho.

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Presidente da Comissão de Gestão por Competência, explica que a ferramenta irá proporcionar melhoras na autopercepção e autoconhecimento, por desenvolver habilidades de relação interpessoal, aprimorando o trabalho das equipes. Acrescenta que a adoção desta metodologia representa mais uma etapa do projeto de implantação do modelo de gestão por competência no MPMS.

No dia (6/8), os representantes do Sindicato dos Servidores do MPMS se reuniram com os membros da Comissão de Gestão por Competência, responsável por implementar a metodologia, oportunidade em que foram esclarecidas dúvidas sobre a implantação, que contempla um diagnóstico das competências e aptidões dos colaboradores. O Predictive Index (PI) tem respaldo da Harvard Medical School – certificação internacional – e está sendo utilizado mundialmente desde 1955, com o nascimento da PI Worldwide. A ferramenta PI® - Predictive Index está presente em 140 países, com mais de 8.800 empresas clientes e disponível em mais de 70 idiomas.

 

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Imagem: Banco de Imagens Assecom