A Corregedoria Nacional do Ministério Público encerrou, nesta quinta-feira (16/9), a Correição Extraordinária na Área de Segurança Pública nas unidades do MPMS localizadas nas cidades de Campo Grande e Dourados.

Na abertura da solenidade de encerramento, o Corregedor Nacional, Rinaldo Reis Lima, reforçou o objetivo da visita extraordinária, pontuando que os trabalhos da correição objetivam buscar o melhor de cada Ministério Público e compartilhar experiências: “Isso aqui é uma correição de parceria. A ideia é a gente construir aqui um modelo cada vez melhor e otimizar o que vocês já têm de bom”, enfatizou.

O Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e Conselheiro eleito para o Conselho Nacional do Ministério Público, biênio 2021-2023, Paulo Cezar dos Passos, agradeceu a visita de toda a equipe da Corregedoria Nacional, ressaltando a oportunidade de mostrar para o órgão nacional a atuação do MPMS: “Todos nós Procuradores e Promotores de Justiça do MPMS fazemos o máximo que podemos para fazer jus à confiança que a sociedade sul-mato-grossense deposita em cada um. Eu tenho que louvar o trabalho que a equipe da Corregedoria do MPMS faz, juntamente com a equipe da Procuradoria-Geral, em prol da melhoria de nossos serviços. A cada vinda da Corregedoria nós melhoramos a nossa atuação e crescemos como instituição”, salientou o Procurador de Justiça.

Na avaliação do Procurador do Trabalho e Conselheiro Eleito para o CNMP, biênio 2021-2023, Ângelo Fabiano Farias da Costa, o MPMS destaca-se por ser uma instituição de vanguarda: “Eu já tinha uma visão muito positiva do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e estar na equipe que realizou a correição é muito gratificante, pois eu pude constatar o modelo exemplar de atuação e serviços do MPMS.” O Procurador do Trabalho elogiou ainda o Corregedor-Geral do MPMS, Silvio Cesar Maluf, e toda a equipe que compõe a Corregedoria do MPMS.

Análise das Correições

O Corregedor Nacional apontou os desafios que os membros do MPMS enfrentam na área da segurança pública, ocasionados por diversos fatores (geográficos, sociais e econômicos), mas também enalteceu a forma de lidar com essas adversidades, propiciando atuações corretas e exemplares: “Vocês têm uma maneira muito peculiar de execução de serviços. É um Ministério Público muito organizado”, destacou Rinaldo Reis Lima.

Em seguida, os membros Alessandro Santos de Miranda, Coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, e Marco Antonio Santos Amorim, Coordenador Substituto de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, fizeram uma breve análise dos resultados obtidos pela correição.

Por fim, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, agradeceu a presença de todos os membros da Corregedoria Nacional e frisou o orgulho de liderar o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul: “O meu trabalho nada mais é do que a continuidade dos excelentes trabalhos que me antecederam, e a nossa prioridade é sermos o melhor Ministério Público do Brasil”. O Procurador-Geral agradeceu a dedicação da equipe da Corregedoria do MPMS na pessoa do Corregedor-Geral, Silvio Cesar Maluf.

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasques e Cristianara Alves