Em evento híbrido realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), nesta quarta-feira (27/10), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participou do lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no sistema “Pantanal em Alerta” e do lançamento do Programa “Viva Pantanal”.

Na ocasião, o Promotor de Justiça e Diretor do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Furtado Loubet, salientou a importância da parceria entre as instituições. “Acho que quando os órgãos se encontram e buscam soluções comuns, a gente tem essa oportunidade de prestar um serviço melhor para a sociedade”. O Promotor discorreu ainda sobre a atuação do Ministério Público na prevenção contra incêndios.

Pantanal em Alerta

Lançado em agosto deste ano pelo MPMS, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, o “Pantanal em Alerta” auxilia proprietários rurais, brigadistas, autoridades públicas e toda a sociedade na prevenção e no combate aos incêndios florestais no bioma Pantanal, possibilitando a visualização de focos de calor em tempo real.

Na oportunidade, o Tenente-Coronel Wandner Meirelles, Diretor de Telemática e Estatística do CBMMS, destacou que o sistema foi pensado para ser simples, acessível e conquistar o cidadão, a fim de trazê-lo a esta rede de cuidado com o meio ambiente. Ele instruiu a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que emite alertas por mensagem de texto (SMS) ou e-mail sobre focos de calor na propriedade. A atualização do sistema acontece de hora em hora, com base em informações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural).

O cadastro para receber os alertas deve ser realizado no site https://pantanalemalerta.bombeiros.ms.gov.br.

Viva Pantanal

O Programa Viva Pantanal, do Senar/MS, tem como objetivo capacitar a comunidade pantaneira para a prevenção e combate a incêndios e estimular a formação de brigadas de incêndio em propriedades rurais. O programa de capacitação será ofertado durante o ano inteiro em nove municípios do Bioma Pantaneiro: Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora. Os cursos, com carga horária de 56 horas e divididos em seis etapas, serão disponibilizados aos produtores rurais, por intermédio do Sindicato Rural de cada região, de forma gratuita. Na conclusão da capacitação, após a devida execução do Plano de Ação proposto, o produtor rural é certificado com o selo Viva Pantanal.

Apresentações

O evento também contou com a apresentação do Tenente-Coronel Fábio Catarineli sobre as ações do Comitê do Fogo; do Diretor-Presidente do Imasul, André Borges, que discorreu sobre a queima controlada; e da Procuradora da República do Ministério Público Federal (MPF/MS) Samara Dalloul, que falou sobre a atuação do MPF no combate e prevenção às queimadas.

Autoridades

Estiveram presentes na ocasião: o Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet; a Promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina; o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; o Coronel Waldemir Moreira, representando o Secretário da Semagro, Jaime Verruck; o Coronel Leandro Mota de Arruda, Comandante Metropolitano do Corpo de Bombeiros Militar, representando o Comandante-Geral, Hugo Djan Leite; o Tenente-Coronel Fabio Catarineli, Presidente do Comitê Interinstitucional de Combate e Prevenção aos Incêndios Florestais para o Estado de MS; o diretor-presidente do Imasul, André Borges; o Tenente-Coronel Meirelles, Diretor de Telemática e Estatítica do CBMMS; o analista ambiental do Ibama Alexandre Pereira; o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite; o diretor do Instituto do SOS Pantanal, Felipe Augusto Dias; a diretora-técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt; e, de forma remota, a Procuradora da República do Ministério Público Federal (MPF/MS) Samara Dalloul.

Texto e fotos: Giovana Silveira - estagiária de Pós-graduação em Jornalismo, supervisionada pela jornalista Ana Carolina Vasques