Nesta quarta-feira (20/10), o Vice-Procurador-Geral de Justiça Institucional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Andre Vinicius de Almeida, e sua comitiva visitaram o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul com o intuito de conhecerem as inovações tecnológicas da Instituição, que é referência na implementação dos sistemas SAJ/MP (Sistema de Automação da Justiça), Inteligência Artificial, entre outras expertises. Durante a visita, foi realizada reunião de forma híbrida para apresentar os projetos do MPMS.
A abertura oficial dos trabalhos foi realizada pelo Promotor de Justiça e Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti) e do Laboratório de Inovação, Paulo César Zeni, que agradeceu a visita dos integrantes do MPDFT, em nome do Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, e destacou a importância dessa troca de experiências entre instituições. “Se em dez anos conseguimos avançar, boa parte disso se deve ao MPDFT, que continua nos ajudando”, reforçou Paulo Zeni.
Durante a manhã, a programação contou com a apresentação do Laboratório de Inovação, seu processo de inovação e construção de parcerias, principais desafios e as oportunidades encontradas no MPMS, bem como de projetos institucionais que utilizam tecnologias para automação e melhoria da agilidade em procedimentos de rotina, inteligência artificial, cruzamento de bases de dados nacionais e estaduais. Também foram apresentados os Projetos “Inovation Lab: o uso de inteligência artificial para a aplicação eficiente da Lei Maria da Penha” e o “Robô da Ficha Limpa”.
“A nossa expectativa é justamente voltar para Brasília com as experiências daqui. Reunir as nossas equipes, verificar o que daqui, da metodologia de trabalho, das experiências, podem ser utilizados lá”, afirmou o Vice-Procurador-Geral de Justiça do MPDFT, Andre Vinicius de Almeida. “Eventualmente, tanto quanto possível, até algum compartilhamento de tecnologia mesmo, para que a gente possa acoplar aos nossos sistemas. Essa é a nossa ideia”, concluiu.
As equipes deram continuidade à reunião híbrida no período da tarde, ocasião em que foram apresentados os Projetos “Reconhecedor de Entidades”, “Fundações”, “OKR Institucional” e “Aplicação da Metodologia OKR no Laboratório de Inovação”.
O Promotor de Justiça e Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, deu início aos trabalhos no período da tarde, cumprimentando todos os presentes e apresentando aos participantes a aplicação da metodologia de gestão OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) no planejamento estratégico do MPMS. Paulo Ishikawa comentou sobre a satisfação de dividir conhecimento: “A gente está satisfeito com aquilo que estamos transformando dentro de casa. E quando temos essa oportunidade de poder divulgar isso, vem aquele sentimento de ampliação, de querer ajudar o outro, de querer ajudar o próximo, de querer ajudar outro Ministério Público a ampliar uma ideia que já deu certo aqui. Acho que isso é o dever das instituições públicas, disseminar conhecimento, porque com todo o compartilhamento de informação, quem ganha é o cidadão, é a sociedade”.
Segundo José Eduardo Sabo Paes, Procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, o objetivo desta visita institucional é, além de aprender, integrar esforços: “Para nós é muito importante dar continuidade aos laços estreitados há muitos anos entre o Ministério Público do Distrito Federal e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul”.
Integrantes do MPMS e MPDFT
A visita institucional contou com a participação dos seguintes integrantes do MPDFT: Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur, Promotor de Justiça; Hiza Maria Silva Carpina Lima, Promotora de Justiça; e Bernardo Barbosa Matos, Promotor de Justiça.
Representando o MPMS estavam Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, Diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange); Nadson Soares de Oliveira, Chefe do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (Daex); Gustavo Rocha Lobato, Chefe da Divisão de Projetos e Serviços de TI (STI) e integrante da Comissão de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial; Paulo Augusto Arantes Vilela, Assessor Técnico em Desenvolvimento (STI) e integrante da Comissão de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial; Lucas Akayama Vilhagra, Chefe do Núcleo de Pesquisa e Inovação; Hudson Fujikawa de Paula, Chefe do Núcleo de Pesquisa e Inovação; Anderson Aparecido dos Santos, integrante do Laboratório de Pesquisa e Inovação; e Marcela Diniz Borges de Pauli, integrante da Comissão de Pesquisa e Inovação e Inteligência Artificial.
Texto: Ana Paula Leite e Waléria Leite - Jornalistas Assecom MPMS
Fotos: Ana Paula Leite e Cris Alves/estagiária de pós-graduação