A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) promoveu, nesta sexta-feira (29/10), a live “A ansiedade e seus reflexos na vida profissional e pessoal”, com a médica psiquiatra, referência nacional no tratamento dos transtornos mentais, Ana Beatriz Barbosa da Silva. O evento foi transmitido no ambiente virtual da ESMP-MS e contou com a participação de membros e servidores.

A Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, realizou a abertura do evento parabenizando os servidores pelo Dia do Servidor, celebrado na quinta-feira (28/10), e agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, o apoio e investimento voltado para a Escola Superior, principalmente no sistema EaD (Educação a Distância).

Sobre a palestra, a Diretora-Geral da Escola agradeceu a presença da médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa da Silva e reforçou a importância de se abordar o tema.

No mesmo sentido, o presidente do Sinsemp/MS (Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), Vanduir Abadio Barbosa, agradeceu à ESMP-MS e ao Procurador-Geral de Justiça a realização do evento, destacando a importância de se valorizar a atuação do servidor. Afirmou que o sindicato está à disposição e trabalhando para defender os interesses da classe.

O Procurador-Geral de Justiça também parabenizou os servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e elogiou o trabalho e o empenho de todos, que foram de extrema relevância para que a Instituição continuasse o atendimento à população no período da pandemia da covid-19. Alexandre Magno fez um alerta sobre a ansiedade gerada nas pessoas que estão preocupadas com a sua adaptação à nova realidade. Ele enfatizou a importância de se informar e buscar mecanismos que auxiliem no controle da ansiedade e propiciem bem-estar e saúde física e mental.

A palestrante falou dos sintomas gerados pela ansiedade, a relevância da busca de ajuda especializada se não conseguir enfrentar o problema sozinho, mudar hábitos e alimentos que possam contribuir para o descontrole emocional. Outra dica importante são as técnicas de relaxamento e exercícios físicos que ajudam no bem-estar e, consequentemente, na melhora da qualidade de vida. “Transforme a experiência do medo e da ansiedade em algo frutífero, e lute por uma vida melhor para si e para todos”, aconselhou.

O Promotor de Justiça e Conselheiro Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, Paulo César Zeni, intermediou as perguntas feitas pelos membros e servidores que participaram da live.

A palestrante

Ana Beatriz Barbosa da Silva é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com residência em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e curso de Avaliação e Tratamento em Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria da Universidade de Chicago. É membro da Academia de Ciências de Nova Iorque e professora honoris causa pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU/SP).

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS

Imagem: Marketing Assecom