Durante a sessão solene de posse do Ouvidor e da Ouvidora Substituta do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, ocorrida nesta segunda-feira (25/10) no Colégio de Procuradores de Justiça, foram realizadas justas homenagens aos Procuradores de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas e Miguel Vieira da Silva pelos relevantes serviços prestados ao MPMS.

O Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas deixou o cargo de Ouvidor da Instituição e, segundo suas palavras, cumpriu sua missão: “Todos sabemos as dificuldades que passamos nestes últimos dois anos, visto a chegada da covid-19. Toda nossa realidade mudou, tivemos que nos reinventar para dar conta de nossas atividades no dia a dia. A Ouvidoria nunca parou, sempre em home office para atender aos reclames da sociedade. Agradeço aos Procuradores-Gerais de Justiça Paulo Cezar dos Passos e Alexandre Magno Benites de Lacerda por terem dado todo o apoio necessário à Ouvidoria, para que ela pudesse atingir seu maior objetivo que é o de servir a nossa sociedade”.

Olavo Mascarenhas esteve à frente da Ouvidoria do MPMS por 6 anos e recebeu das mãos do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados. “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul presta homenagem ao Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas, em reconhecimento ao excepcional trabalho e ao comprometimento com os serviços prestados à frente da Ouvidoria durante a gestão 2019/2021.”

O Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Romão Avila Milhan Junior, presente à sessão, também rendeu homenagens: “Hoje é um dia de despedida ao Dr. Olavo e nós, agora conhecendo os colegas de outros estados em Brasília, vemos o quanto ele é reconhecido e sempre lembrado sobre a Ouvidoria do Ministério Público. Dr. Olavo vai deixar o seu legado em tudo o que o fez em prol do MPMS, sobretudo na função de Ouvidor. Nosso muito obrigado e sucesso nas próximas etapas”.

O Procurador-Geral de Justiça, em breves palavras aos homenageados, lembrou a importância da Ouvidoria para a Instituição e recordou que, em 2009, o então Procurador-Geral de Justiça Miguel Vieira da Silva editou a Resolução nº 015/2009-PGJ, que regulamentou a organização e funcionamento da Ouvidoria, com alterações realizadas pela Resolução nº 023/2019-PGJ. Alexandre Magno reforçou que o Procurador de Justiça Olavo Mascarenhas é referência nacional em Ouvidoria.

A tarde foi também de homenagem e despedida ao Procurador de Justiça Miguel Vieira da Silva, em razão de sua aposentadoria. Na cerimônia, o Procurador de Justiça Adhemar Mombrum de Carvalho Neto realizou a entrega das vestes talares que foram utilizadas pelo homenageado, enquanto integrante ativo do Colégio de Procuradores de Justiça.

Miguel Vieira da Silva recebeu das mãos do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados. “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul presta homenagem ao Procurador de Justiça Miguel Vieira da Silva, em reconhecimento à valorosa trajetória e à contribuição para a história deste Parquet, servindo com excelência seu compromisso com a sociedade.”

A Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, entregou ao Procurador de Justiça Miguel Vieira uma singela homenagem em nome dos servidores da Instituição.

O Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto saudou o homenageado, em nome do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça. “Quero dizer ao Dr. Miguel que agora é seguir o caminho, como diz a canção pantaneira: cumprir a vida é compreender a marcha e ir tocando em frente. ‘Cada um de nós compõe a sua história. Cada ser carrega em si o dom de ser capaz, de ser feliz’. Seja feliz meu amigo!”, finalizou.

Em seu discurso sobre Miguel Vieira, o Presidente da ASMMP, Romão Ávila Milhan Junior, afirmou: “O Ministério Público e a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público agradecem tudo o que o senhor representou para a Instituição”. E prosseguiu citando Fernando Pessoa: “Eu amo tudo o que foi. Tudo o que já não é. A dor que já me não dói. A antiga e errônea fé. O ontem que a dor deixou, o que deixou alegria. Só porque foi, e voou. E hoje é já outro dia”.

“Estou aqui para agradecer a todos os colegas, agradecer à Associação dos Membros do Ministério Público, agradecer a todos os senhores e vaidosamente dizer que ocupei todos os cargos do Ministério Público em época que não se tinha o desenvolvimento de hoje. Destaco o trabalho dos meus assessores e os levo no coração. Que Deus continue olhando o Ministério Público e que Deus continue colocando à frente da Instituição pessoas como o senhor, Dr. Alexandre Magno”. Desta forma despediu-se o Procurador de Justiça Miguel Vieira da Silva.

Alexandre Magno encerrou a cerimônia dizendo que “muito do que nós hoje conquistamos passou pela sua gestão e de todos os Procuradores-Gerais de Justiça que por aqui passaram. Cada um deixa um pouco de si na sua despedida. As coisas boas nós copiamos, as coisas que nós não concordamos, nós melhoramos. Isso aqui é uma escola perene, um aprendizado constante. (…) Saiba que o Ministério Público continua sendo sua casa, pois temos um cargo vitalício. Seja feliz”, concluiu.

Confira as fotos da solenidade aqui.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Waléria Leite e Giovana Silveira/Estagiária Assecom