O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul conquistou nesta terça-feira (5/10) mais um reconhecimento nacional: o primeiro lugar na categoria Executivo de TI Inovador e o segundo lugar na categoria Laboratórios de Inovação do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2021.

A premiação com a divulgação dos vencedores foi realizada durante a 5ª Edição do Expojud - Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito do Ecossistema de Justiça do Brasil. O evento reúne, no período de 5 a 7 de outubro, diversos atores das instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover debates sobre inovação, tecnologia e intraempreendedorismo.

O MPMS era finalista em quatro, das seis categorias do prêmio deste ano. A servidora Myrian Raquel Rodrigues da Silva, Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, conquistou o primeiro lugar na categoria Executivo de TI Inovador. Já o projeto “Inovation Lab: o uso de inteligência artificial para a aplicação eficiente da Lei Maria da Penha” disputou a categoria Laboratórios de Inovação e conquistou o segundo lugar.

O projeto “Robô da Ficha Limpa” concorreu na categoria Inovação Tecnológica e, por conta do impacto causado na sociedade, mais precisamente nas eleições de 2020, recebeu uma Menção Honrosa dos organizadores do prêmio.

Além dos projetos, o Promotor de Justiça e Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), Paulo César Zeni, também foi finalista na categoria Liderança Exponencial.

Cabe destacar que as categorias Liderança Exponencial e Executivo de TI Inovador foram disputadas pelas Instituições: Advocacia Pública, Ministério Público, Tribunal do Trabalho, Tribunal Estadual e Tribunal Federal Eleitoral e Superiores.

Para o Presidente do Ceti, Paulo César Zeni, a premiação representa o amadurecimento da Instituição com o uso e desenvolvimento de tecnologias da informação: “Quatro indicações e mais dois troféus! O MPMS foi muito bem, o que mostra um ótimo nível de maturidade em comparação com todo o sistema de justiça brasileiro.”

Ressalta-se que a Procuradoria-Geral Adjunta de Justiça Institucional, sob a responsabilidade do Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), supervisionada pela Promotora de Justiça Fernanda Proença de Azambuja, coordenou todas as etapas para a inscrição de cada projeto desenvolvido no âmbito do MPMS, por intermédio da Área de Gestão de Projetos. Campanhas e ações desempenhadas pelo setor fomentaram a participação de membros e servidores para a captação de iniciativas que pudessem ser inscritas no Prêmio Judiciário Exponencial.

Prêmio Judiciário Exponencial

O Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos setores tecnológicos, de gestão e de novas metodologias no âmbito do Ecossistema de Justiça, assim como as soluções criadas para o enfrentamento da crise causada pela pandemia da covid-19.

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques – Jornalista Assecom/MPMS

Foto capa: site Expojud

Fotos internas: Arquivo pessoal