O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou no dia 1º de outubro um novo ciclo na gestão dos fluxos administrativos para a área-meio da Instituição. Membros, servidores e colaboradores passaram a utilizar o Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público (SAJ-MP) no desenvolvimento de processos administrativos (procedimentos, representações e atendimentos), tudo de forma digitalizada.

O SAJ-MP, que já vem sendo utilizado pela área-fim do MPMS desde 2014, passa agora a fazer parte da rotina de trabalho de todos que executam serviços e trabalham com processos administrativos no âmbito da Instituição. A nova ferramenta visa simplificar processos e agilizar os serviços administrativos do Ministério Público Estadual.

Na tarde da quinta-feira (30/9), a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange) realizou a última reunião de alinhamento para a implantação do software. O encontro contou com a participação do Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, do Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), Paulo César Zeni, da Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Camila Augusta Calarge Doreto, e da Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa.

Na ocasião, servidores dos setores estratégicos da Instituição puderam sanar dúvidas e acompanhar, presencialmente e virtualmente, as explanações do Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e do Chefe de Setor de Atendimento ao Processo Eletrônico, Italo Felipe de Matos, acerca das ferramentas, funcionalidades, e de como os novos fluxos administrativos passarão a ser executados a partir da implantação do sistema.

Em seguida, a Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, explicou todos os tópicos da Ordem de Serviço que estabelece as orientações da instauração e tramitação dos processos administrativos e documentos no Sistema de Automação de Justiça do Ministério Público (SAJ-MP).

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, salientou o avanço que a nova ferramenta proporcionará aos recursos técnicos e humanos do MPMS e lembrou que o projeto de implantação do SAJ-MP para área-meio teve início na gestão do então Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos.

“O dia 1º de outubro de 2021 será um marco para o MPMS, pois daremos início a uma nova fase em busca de uma Instituição voltada, cada vez mais, para a sustentabilidade e economicidade”, ressaltou Paulo Ishikawa.

Sustentabilidade

De acordo com Paulo César Zeni, dentre os benefícios que a nova ferramenta trará para a Instituição, destacam-se a economicidade e a sustentabilidade, visto que o SAJ-MP é integralmente digital.

“O MPMS ficará muito mais econômico porque vamos dispensar o uso de papel, de carimbo, além da necessidade de transporte de documento de um local para o outro. Com a nova ferramenta, dispensaremos também a necessidade de guardar documentos físicos. Então, conseguiremos gerar um ambiente de trabalho muito mais econômico com um nível igual ou maior de eficiência”, destacou o Presidente do CETI.

As outras vantagens mencionadas por Paulo Zeni têm a ver com o meio ambiente, pois com a implantação do sistema no MPMS deixará de se usar papel e produzir lixo e resíduos. Também há benefícios para os servidores em termos de qualidade de vida “porque os processos físicos te exigem presença física. Com o processo eletrônico, a gente consegue implantar atividades de teletrabalho ou conseguirá, à distância, resolver problemas que um cenário com processos físicos torna inviável”.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMs

Fotos: Giovana Silveira/ Estagiária de Pós-Graduação em Jornalismo