Para falar do papel do Ministério Público de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento dos municípios do Estado, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, esteve em Bonito/MS nessa segunda-feira (4/10), representando a instituição e participando do evento que trata do desenvolvimento dos municípios que integram o Programa Cidade Empreendedora nas duas Unidades da Federação.

O tema central “Conectar para transformar” contou com uma ampla programação voltada para trabalhar a liderança dos gestores públicos, promover boas práticas e apresentar iniciativas inovadoras e capazes de impulsionar o crescimento das cidades e melhorar a qualidade de vida da população.

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou vitualmente do evento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo programa e do conteúdo apresentado durante o encontro.

Segundo o Diretor-Superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o encontro tem um papel importante para a promoção de boas práticas e networking.

Palestras e painéis

Durante todo o dia, o encontro promoveu dois painéis e onze palestras. O cronograma foi aberto por um painel que teve como tema central: “Desenvolvimento sustentável, nova economia e suas perspectivas”.

Participaram desse painel o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, com a palestra sobre o papel do Ministério Público Estadual para o desenvolvimento dos municípios, e o Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, abordando o tema “Gestão Pública para resultados e eficiência de recursos”.

Ainda no período matutino, foi realizado o painel “Sonho compartilhado e a visão de futuro de um território”, com a presença do empreendedor, case de sucesso, Geraldo Rufino, e do empresário Augusto Barbosa Mariano, Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito.

No período vespertino, Secretários e Prefeitos se dividiram para participar de programações distintas que aconteceram de forma simultânea. Os Secretários participaram de quatro palestras voltadas para as áreas de sustentabilidade e inovação, e falaram também a respeito da função que desempenham, além da apresentação de boas práticas. Uma delas foi ministrada pelo Conselheiro do CDE do Sebrae/MS e Secretário Adjunto da Semagro, Ricardo Senna, que apresentou formas de utilizar as potencialidades do município para promover o desenvolvimento.

Por fim, já no final da tarde, os Secretários e Prefeitos se uniram novamente e participaram de duas palestras – uma apresentou estratégias para que os municípios consigam atrair novos investimentos e a outra expôs aos participantes boas práticas para impulsionar o ciclo virtuoso da economia por meio das compras públicas. No período da noite, o grupo participou de um momento de networking e troca de experiências.

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SEBRAE/MS. Editado por Waléria Leite - Jornalista MPMS