O Promotor de Justiça Renzo Siufi assumiu, nesta segunda-feira (25/10), o cargo de Ouvidor do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, de Ouvidora Substituta. Ambos foram eleitos pelo Colégio de Procuradores de Justiça para o biênio 2021/2023.

A posse ocorreu na sessão solene do Colégio de Procuradores, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Na solenidade, a Procuradora de Justiça e Secretária do Colégio de Procuradores, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, fez a leitura do Termo de Posse que foi assinado pelos novos Ouvidores.

O discurso de saudação aos empossados ficou a cargo do Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior, que falou em nome do colegiado. Ele destacou a vasta atuação do Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas, que ocupou o cargo de Ouvidor em três gestões. “Falar de Olavo Monteiro Mascarenhas é falar de alguém multitarefa, eis que ao longo de sua trajetória no MPMS assumiu diversos e altos cargos dentro da Instituição, sempre disposto a aprimorar seus conhecimentos com o objetivo de contribuir, de maneira relevante, para o crescimento e o sucesso do Ministério Público Estadual. Parabéns Dr. Olavo Mascarenhas pela sua gestão frente à Ouvidoria do MPMS”.

Sobre a indicação do Promotor de Justiça Renzo Siufi para ocupar o cargo de Ouvidor, o Procurador de Justiça disse que o MPMS foi brindado com outro membro de alto nível. “Conhecendo-o de longa data, sei do seu discernimento e conduta pessoal retilínea”. Francisco Neves Júnior falou sobre as atuações do novo Ouvidor nas Promotorias de Justiça de Execução Penal, Tribunal do Júri e Nevid (Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica) “sempre exercendo seu ofício com presteza, pontualidade e eficiência”.

Ao finalizar, Francisco Neves Júnior desejou sucesso aos Promotores de Justiça Renzo Siufi e Luz Marina Borges Maciel Pinheiro frente à Ouvidoria do MPMS. “A função de Ouvidor do Ministério Público não é o paraíso. Agir de maneira correta, honesta, imparcial e independente são características pessoais fundamentais”, completou.

O Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior, Presidente da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público), fez uso da palavra e agradeceu a Administração Superior por mais uma vez participar de um momento tão marcante. Ele falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas na Ouvidoria do MPMS, que é elogiado e reconhecido nacionalmente. “Vai deixar um grande legado Dr. Olavo, por todo o trabalho que o senhor desenvolveu enquanto membro do Parquet e como Ouvidor do MPMS”.

Aos empossados, o Presidente da ASMMP desejou sucesso nesta nova gestão e reforçou a importância da Ouvidoria que é o canal direto de comunicação da população com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Já empossado como Ouvidor do MPMS, Renzo Siufi iniciou sua fala ressaltando que a posse é um momento muito especial na sua carreira de Promotor de Justiça, pois após quase 22 anos integrando o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, foi distinguido pelo Procurador-Geral de Justiça e pelo Colégio de Procuradores de Justiça, com a nobre missão de ocupar o honroso cargo de Ouvidor do Ministério Público Estadual pelos próximos dois anos. Ele aproveitou a oportunidade e parabenizou a Promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro pela igual distinção de ter sido escolhida para o cargo de Ouvidora Substituta do Ministério Público Estadual e desejou votos de sucesso e êxito nessa missão conjunta.

Segundo Renzo Siufi, desde a sua criação no ano de 2009, a Ouvidoria do Ministério Público Estadual tem experimentado um aumento no registro de manifestações.  No ano de sua criação, foram registradas 307 manifestações, enquanto em 2020 foram registradas 4.201 manifestações, representando um crescimento de 1.368,40% em apenas 11 anos. “O expressivo aumento das manifestações já demonstra o êxito da Ouvidoria do MPMS, numa clara demonstração de que a população sul-mato-grossense confia em nossa instituição para o registro de suas denúncias, representações e reclamações, dentre outras”.

Nesse sentido, Renzo Siufi assegurou que pretende honrar com extrema dedicação o cargo de Ouvidor do Ministério Público Estadual. “Primeiro continuando o excelente trabalho de todos aqueles Ouvidores que me antecederam no cargo e, segundo, me esforçando para aumentar e aperfeiçoar ainda mais os canais de diálogo com a sociedade e as demais instituições, públicas e privadas”.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas e disse que ele continuará com sua missão, trabalhando com dedicação e presteza em prol do MPMS.

Sobre os empossados, Alexandre Magno desejou sucesso neste novo desafio de dar um impulso no trabalho da Ouvidoria pós-pandemia, com a responsabilidade de aproximar, cada vez mais, o MPMS da sociedade. “Eu tenho certeza que Vossas Excelências farão um belíssimo trabalho não só aqui em Mato Grosso do Sul, mas também exportando boas práticas e ideias. Desejo sucesso, que Deus continue iluminando vocês e contem comigo”, finalizou.

Confira as fotos da solenidade aqui.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS

Fotos: Giovana Silveira/Estagiária de pós-graduação em Jornalismo