Está disponível aos servidores do Ministério Público de Mato Grosso do Sul o Manual de Teletrabalho, idealizado pela Comissão de Gestão do Teletrabalho (CGT) do MPMS. O documento tem como finalidade esclarecer aspectos relacionados ao teletrabalho no âmbito da Instituição, visando ao aumento de produtividade e à redução significativa de custos para a Administração Pública, além de se preocupar com a qualidade de vida dos servidores, especialmente no que concerne à proteção da família e à mobilidade nos grandes centros urbanos.

A presidente da comissão, Promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani, relata a motivação para esse trabalho: “Desde a criação da comissão, foram realizadas entrevistas com os gestores e servidores para compreendermos as dificuldades e as vantagens dessa modalidade de trabalho. Após reuniões e muita conversa, decidimos dar início à confecção de um manual diferenciado, que chamasse a atenção do teletrabalhador e do gestor para a legislação vigente e ao modo de trabalho e que também oferecesse dicas de como melhorar a produtividade e a qualidade de vida de cada um”.

A Comissão de Gestão do Teletrabalho do MPMS é composta pelos servidores Adriana Lima Gonçalves Cheris, Augusto Aparecido Ribeiro Colato, Caroline Pires Aquino, Christiane de Oliveira Landgraf Pinto, Dantiele de Freitas Queiroz, Desirée Oliveira da Silveira, Elaine do Nascimento Malheiros Freitas, Fernanda Meira Guerra Birolini, Giovanni do Prado Azevedo, Jokasta dos Santos Lopes, Luiz Fernando Koyanagi e Pedro Henrique Cavalcante de Oliveira.

No Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o teletrabalho foi regulamentado por meio da Resolução nº 31/2018-PGJ, de 7 de dezembro de 2018.

Link para acesso direto ao Manual aqui

Texto: Cris Alves, estagiária de pós-graduação, sob a supervisão de Waléria Leite.