A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) promoveu, nesta sexta-feira (12/11), a “Roda de conversa: Projeto Campo Grande sem Racismo”. O evento, em parceria com o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier), foi transmitido no ambiente virtual da ESMP-MS e contou com a participação de membros, servidores e terceirizados do MPMS.
A mesa de abertura do evento foi composta pela Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Administrativa, Nilza Gomes da Silva; pela Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves; e pelo Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos do Município de Campo Grande, Amadeu Borges.
Os integrantes falaram sobre o programa “Campo Grande sem Racismo” e seu objetivo, destacaram a conscientização, a equidade e o respeito nas relações étnico-raciais. Outros pontos de extrema relevância citados pelos participantes foram os valores transmitidos dentro das salas de aula, a sensibilização da população no âmbito familiar e nos locais de trabalho, e o comprometimento de órgãos públicos na promoção da igualdade étnico-racial.
Na sequência, participaram da roda de conversa a Coordenadora de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (CPPIR), Rosana Cláudia Delfino Anunciação Franco; o Promotor de Justiça e Coordenador Adjunto do Nupier, Marcos André Sant’Ana Cardoso; o Promotor de Justiça e membro colaborador do Nupier, Douglas Silva Teixeira; e o Secretário-Geral do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinsemp-MS), Jader Silva de Melo Alves.
O Coordenador-Geral de Políticas Étnico-Raciais da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Vanderlei Lourenço, participou virtualmente do evento.
A roda de conversa contou também com o apoio do Diretor-Executivo do Sinsemp-MS, Vanduir Abadio Barbosa.
Texto e fotos: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS