A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso Sul abriu prazo para as inscrições do XI Congresso Estadual do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Membros e servidores da instituição têm até o dia 1º de dezembro para se inscreverem no evento que será realizado de forma presencial (com vagas limitadas) e remota (com transmissão ao vivo por meio de link para os inscritos) nos dias 2 e 3 de dezembro.

O congresso é uma realização da ESMP-MS, do MPMS e da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, e ocorrerá no Auditório Nereu Aristides Marques, localizado na Procuradoria-Geral de Justiça, respeitando as regras de funcionamento das atividades econômicas e sociais em Regime Especial de Prevenção à covid-19.

Para efetuar sua inscrição clique aqui.

Programação

Este ano o encontro abordará o tema “Ministério Público do Futuro: Desafios e Perspectivas na Atualidade” e contará com a participação on-line do jurista e ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (2003 a 2012) Carlos Ayres Britto, que discorrerá no primeiro dia do evento sobre “O papel do Ministério Público na defesa do regime democrático”.

Ainda na quinta-feira (2/12), haverá a exposição de obras inéditas publicadas por membros do MPMS.

Na sexta-feira (3/12), o congresso inicia-se às 8h30 com a palestra “O poder de compra no contexto do desenvolvimento”, do consultor em compras governamentais Luis Cesar Pivovar.

Às 9h, a médica geriatra, especialista em cuidados paliativos, Ana Claudia Quintana Arantes apresentará a palestra intitulada “A morte é um dia que vale a pena viver”.

Finalizando as apresentações da manhã, o advogado e ex-assessor estrangeiro da Corte Constitucional sul-africana e da vice-presidência da Suprema Corte de Israel, Saul Tourinho Leal, discorrerá sobre “Atuação institucional e liberdade de expressão”.

No período da tarde, o evento tem início às 14h, com a palestra “Desafios e perspectivas atuais do CNMP”, que será apresentada pelos Conselheiros Nacionais do Ministério Público Moacyr Rey Filho e Marcelo Weitzel Rabello de Souza.

O Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Goiás Danni Sales Silva apresentará às 16h a última palestra do dia: “A metafísica da Promotoria do Júri”.

 

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS