O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri e da equipe da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, realizou, na segunda-feira (29/11), inspeção in loco no Aquário do Pantanal.

A visita ocorreu em complemento às investigações realizadas pela 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande que acarretaram a propositura de ação de improbidade administrativa contra ex-gestores, servidores públicos e particulares por suposto direcionamento da licitação e desvios de verbas públicas na construção da obra.

Segundo constatado, a obra possui uma área construída de 19 mil metros quadrados e conta com 33 tanques de aquários, totalizando um volume de 5 mil metros cúbicos de água. Fazem parte da estrutura o circuito de aquários, uma área de quarentena (sistema de suporte à vida), um museu interativo da biodiversidade, uma biblioteca, um centro de negócios e interação e um laboratório da ictiofauna do Pantanal.

Durante a inspeção, a equipe da 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande foi acompanhada pela assessora de gabinete da Seinfra/Agesul, Maria Fernanda Balestieri, e pelo engenheiro mecânico e coordenador-técnico do Aquário do Pantanal, Saulo Siqueira.

O contrato foi assinado e a ordem de serviço foi dada em 4 de abril de 2011. Após paralisação e encerramento de vários contratos originais, a obra foi retomada em 2019, firmados novos contratos com previsão de entrega  em março de 2022.

Confira mais fotos da inspeção aqui.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS

Fotos: 31ª Promotoria de Justiça