A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, nesta sexta-feira (26/11), a palestra “Capacidade Civil e a Lei Brasileira de Inclusão: Avanços e Desafios” para membros e servidores do MPMS, como parte dos eventos alusivos aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

A palestra foi proferida pela presidente da Associação Pestalozzi de Campo Grande, Gysélle Saddi Tannous, e mediada pela Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo da Cidadania (Nuci), Helen Neves Dutra da Silva.

Na oportunidade, a presidente da Pestalozzi de Campo Grande abordou a Lei Brasileira de Inclusão, os avanços alcançados ao longo dos anos no País, principalmente na parte da educação e saúde, e os desafios que precisam ser superados para a inclusão efetiva das pessoas com deficiência nas escolas, no mercado de trabalho e nos espaços públicos e privados.

Gysélle Tannous ressaltou ainda o papel do Ministério Público Estadual e o trabalho e esforços desempenhados pelos membros na luta pelos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul: “Em mais de 30 anos, muitas foram as vezes em que batemos na porta do Ministério Público Estadual. E nunca a encontramos fechada. E isso nos respalda, nos anima e nos dá força para seguir. Isso nos dá a certeza de que caminhos se constroem com instituições fortes e independentes que possam lutar pela nossa causa. Vocês membros são os guardiões da nossa sociedade. Por isso, é uma grande honra estar aqui hoje”.

O Promotor de Justiça e Conselheiro Administrativo-Consultivo da Escola Superior do Ministério Público, George Zarour Cezar, destacou a importância da atuação da presidente da Pestalozzi na promoção dos direitos humanos no estado e a sua trajetória na associação como voluntária do Movimento Pestalozziano desde 1985, trabalhando ativamente, a partir de então, pela inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e distúrbio neuromotor.

O evento foi realizado de forma híbrida e prestigiado por membros e servidores da instituição. Compuseram a mesa solene do evento o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), Francisco Neves Júnior; o Promotor de Justiça e Conselheiro Administrativo-Consultivo da Escola Superior do Ministério Público, George Zarour Cezar; e a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo da Cidadania, Helen Neves Dutra da Silva.

 

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: Giovana Silveira/ estagiária de pós-graduação em Jornalismo-Assecom