O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realizou nesta quinta-feira (9/12) a solenidade de posse do Promotor de Justiça André Antônio Camargo Lorenzoni, promovido por antiguidade para o cargo de Procurador de Justiça pelo Conselho Superior do Ministério Público Estadual.

A cerimônia de posse foi restrita aos membros do Colégio de Procuradores de Justiça, aos familiares do empossando e às autoridades convidadas, respeitando as regras de funcionamento das atividades econômicas e sociais em Regime Especial de Prevenção à covid-19.

Compuseram a mesa solene as seguintes autoridades: o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; a Procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, representando o Governador do Estado; o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Carlos Eduardo Contar; o 2º Vice-Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Plínio Alessi Junior, representando o Presidente da ASMMP, Romão Avila Milhan Junior; e o Capitão Salmo Ernani Nunes, representando o General de Exército e Comandante Militar do Oeste, Fernando José Sant’ana Soares e Silva.

Leitura do Termo de Posse

Os Procuradores de Justiça Francisco Neves Junior e Silasneiton Gonçalves receberam o empossando.

A Procuradora de Justiça e Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, realizou a leitura do Termo de Posse. Em seguida, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e o empossado assinaram o referido termo.

Os filhos Andréia Menezes Lorenzoni e Evandro Menezes Lorenzoni realizaram a entrega das vestes talares e conduziram o novo Procurador de Justiça ao seu assento no Colégio de Procuradores.

Discursos

O Procurador de Justiça e Corregedor-Geral do MPMS, Silvio Cesar Maluf, saudou o empossado com um discurso exaltando a sua trajetória, virtudes e experiência de quase 30 anos no Ministério Público Estadual:

“O Dr. Lorenzoni é daquelas pessoas que nos sentimos à vontade para poder conversar: sincero, simples nos hábitos, nos gestos e na vida. Não é dado às firulas, e mesmo que pareça lugar-comum dizer que promovido por antiguidade é, induvidosamente, digno de todo merecimento, em verdade, soube trilhar toda sua travessia, com serenidade e sabedoria, típica daqueles que sabem que quem aperta o passo acaba tropeçando”.

Em seguida, o Promotor de Justiça e 2º Vice-Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Plínio Alessi Junior, cumprimentou as autoridades e o empossado.

“André Lorenzoni foi um exemplo para mim. Quando cheguei na comarca de Sete Quedas, eu e minha esposa fomos tão bem recebidos e isso me marcou muito. Procurei ao longo da minha carreira ser tão receptivo como você foi comigo quando cheguei no Ministério Público. Quis o destino que hoje eu estivesse aqui para prestigiar este momento e agradecê-lo. Parabéns, desejo-lhe sorte na nova caminhada”.

Em seu discurso, André Lorenzoni agradeceu o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e todos os membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul:

“Agradeço nessa oportunidade o Exmo. Procurador-Geral de Justiça, que mesmo sabendo que logo irão vagar novos cargos de Procurador de Justiça, decidiu instaurar de pronto o processo de promoção, sabendo que isso acarretaria ainda mais trabalho e atividades tanto ao Conselho Superior como ao Colégio de Procuradores, que ainda em tempos de pandemia se predispuseram a se reunir para o julgamento e minha posse. Aliás, Vossa Excelência, juntamente com os também batalhadores Dr. Paulo Passos, hoje membro do CNMP, e Dr. Romão Avila, nosso presidente da Associação de Classe, entre outros colegas que incansavelmente vêm se desdobrando a alguns congressistas de nossa nação, de que, salvo raras exceções, não somos aqueles malfeitores que julgam sermos”.

Muito emocionado, o novo Procurador de Justiça agradeceu a dedicação de sua esposa e carinho dos filhos: “Minha esposa, que por estes longos anos sempre me acompanhou e me deu forças para que eu seguisse com retidão e devoção a minha função. Meus filhos, que quando ingressei nesta instituição já faziam parte de minha vida, e que nunca me deram preocupações e sim, sempre, alegrias de viver.  À minha família, o meu eterno agradecimento. Amo vocês”.

Por fim, o Procurador-Geral de Justiça do MPMS agradeceu às autoridades presentes e elogiou a trajetória de André Lorenzoni destacando suas qualidades e virtudes que o fizeram galgar um novo degrau no Ministério Público Estadual:

“Vossa Excelência para mim representa o que eu enxergo de Promotor de Justiça modelo desta Instituição. Há diversas versões de Ministérios Públicos e eu tenho uma em que acredito e é como eu tento comandar esta Instituição: discreto, eficiente e trabalhador. Não enxergo outras virtudes que não possam ser os melhores predicados de um Promotor de Justiça. Saiba que você é o exemplo do que espero de um membro do Ministério Público. Vossa Excelência vem trazer renovação ao Colégio de Procuradores com todo seu vigor, energia e competência. Sucesso em sua nova jornada.”, concluiu Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Biografia

O Procurador de Justiça André Antônio Camargo Lorenzoni é natural de Ibirubá, Rio Grande do Sul, e especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Paranaense (Unipar). Ingressou no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em 21 de dezembro de 1992, tendo iniciado o exercício de suas funções na 1ª e 2ª Varas Criminais de Corumbá.

Atuou como Promotor de Justiça nas comarcas de Eldorado, Mundo Novo, Naviraí, Dourados, Iguatemi, Sete Quedas e Itaporã. Em 8 de novembro de 2007, foi removido, pelo critério de antiguidade, para a 21ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, atuando perante o Tribunal do Júri. Em 14 de fevereiro de 2008, foi removido por permuta, passando a atuar perante a 3ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. Na Capital, exerceu as funções de Supervisor das Promotorias de Justiça Cíveis, atuou perante a Justiça Eleitoral e as Varas dos Juizados Especiais, tendo também exercido funções de assessoramento perante a Corregedoria-Geral do Ministério Público, oportunidade em que compôs o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e constituiu o Grupo Gestor para a Administração e Gerência da Implantação, Manutenção e Aperfeiçoamento das Tabelas Unificadas. Participou ainda, no período de 22 a 26 de setembro de 2012, como auxiliar da Corregedoria Nacional do Ministério Público, na inspeção junto às unidades do Ministério Público do Estado do Paraná.

Clique aqui para ter acesso às fotos..

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite e Ana Paula Leite/ Jornalistas – Assecom MPMS