O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), encerrou na última sexta-feira (10/12) o 3º ciclo de implantação dos OKRs - metodologia de gestão focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma organização. A ferramenta, ministrada pelo professor Marcos Barros, fundador da Oxford Business Masters na Inglaterra, vem sendo aplicada no MPMS desde abril de 2021 e é dividida em três ciclos trimestrais.

A reunião de encerramento do 3º ciclo foi conduzida pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, que aproveitou a oportunidade para elogiar e ressaltar o esforço de todos os servidores envolvidos e empenhados na implantação da metodologia, capaz de promover mudanças para a Instituição, bem como para a sociedade sul-mato-grossense.

Paulo Roberto Ishikawa agradeceu ainda o apoio e a dedicação do professor Marcos Barros, responsável por trazer um novo olhar de gestão para o MPMS, e ressaltou que a Instituição tem se tornado modelo para outros Ministérios Públicos brasileiros, que já demonstraram intenção de aplicar a metodologia em suas organizações, graças aos avanços promovidos pela ferramenta.

Destaques

Na oportunidade, foram apresentados o novo aplicativo “Conectando OKR ao PGA” – desenvolvido pela Seplange para planejar, executar e acompanhar os resultados das equipes – e o novo logo do grupo “Águias do MPMS” – formado pelas lideranças e servidores dos diversos setores que estão utilizando a ferramenta de gestão.

Em seguida, foram entregues certificados para as equipes que se destacaram em critérios específicos durante a implantação da metodologia. O Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (Daex) foi destaque na regularidade quanto às reuniões de check-in. Já na regularidade quanto às atualizações de OKRs, o mérito foi para a Secretaria de Distribuição e Acompanhamento Processual (Sedap). Também foi apreciada a equipe destaque quanto ao OKR que trouxe maior rendimento para o MPMS. Essa última premiação foi escolhida por meio de eleição entre todos os setores envolvidos, que avaliaram o Daex como a equipe que mais se sobressaiu na otimização de resultados em 2021.

A diretora da Seplange, Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, ressaltou as conquistas de cada setor alcançadas neste ano e a união entre as lideranças e servidores proporcionada pela ferramenta, tudo em busca de um objetivo único: fazer do Ministério Público de Mato Grosso do Sul um exemplo de planejamento e gestão de pessoas, processos e serviços.

Confira todas as fotos aqui.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista – Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite/ Jornalista – Assecom MPMS