O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, representado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais (CAOPPFE) e pelo Núcleo do Patrimônio Público e das Fundações (Nupatri), participou da XIX Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), realizada no período de 13 a 16 de dezembro, no Ministério da Justiça e Segurança Pública em Brasília.

Estiveram presentes na reunião o Procurador de Justiça e Coordenador do CAOPPFE, Antonio Siufi Neto, e o Promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri, titular da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Campo Grande.

Na ocasião, foram apresentados os resultados das 11 ações executadas pela Enccla em 2021. As ações foram desenvolvidas por meio de mais de 70 encontros virtuais, que envolveram 563 especialistas. Entre os resultados apresentados estão as ações tecnológicas de combate à corrupção, as diretrizes para combater fraudes documentais e as medidas para mitigar os riscos de fraude e corrupção em instituições.

No encerramento do evento, foram aprovadas as 11 ações que serão trabalhadas pela Enccla em 2022.

Enccla

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) foi criada em 2003 e é formada por mais de 70 instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal, estadual e municipal, bem como pelo Ministério Público.

Com o desenvolvimento de mais de 300 ações em 19 anos, trouxe resultados positivos no combate ao crime de lavagem de dinheiro e às práticas de corrupção no País.

Texto: Giovana Silveira – estagiária de pós-graduação em Jornalismo, supervisionada por Waléria Leite, com informações da Enccla