O Ministério Público de Mato Grosso do Sul participou o 1º Encontro sobre Crimes Cibernéticos, realizado na sede da Associação dos Delegados de Polícia de MS (Adepol), nessa sexta-feira (10/12).

Durante a solenidade de abertura, a Presidente da Associação dos Delegados de Polícia de MS, Delegada Aline Gonçalves Sinnott Lopes, idealizadora do evento, afirmou que o objetivo desse encontro é debater sobre a investigação tecnológica no âmbito da investigação criminal.

O Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes representando o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, lembrou da importância da criação de um núcleo especializado em crimes tecnológicos para o MPMS. “Confesso que sou apaixonado por novas tecnologias, porém, hoje estou aqui muito mais como expectador e aprendiz. Gostaria de agradecer a recepção que esta casa sempre deu à minha pessoa e ao Ministério Público, muito obrigado”.

No período da manhã, a palestra de abertura foi ministrada pelo Promotor de Justiça Michel Maesano Mancuelho, Coordenador Adjunto do Núcleo de Crimes Cibernéticos do MPMS (NUCIB), que expôs o tema: “Introdução à prova digital”, o debate contou com a presença do Delegado Carlos Delano Gehring Leandro de Souza, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Homicídios.

À tarde foi a vez do Promotor de Justiça Felipe Almeida Marques, titular da Promotoria de Justiça de Água Clara e Coordenador Adjunto do Núcleo de Crimes Cibernéticos, tratou da temática: “Meio de obtenção de provas digitais”. A condução dos trabalhos contou com a participação do Delegado Juliano Cortez Toledo Penteado, lotado na 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã.

Na sequência do evento, os Promotores de Justiça responderam perguntas e trocaram experiências com a plateia que participou atenta do encontro realizado pela Adepol.

 

Mesa solene

Participaram da mesa de abertura: a Presidente da Associação dos Delegados de Polícia de MS, Delegada Aline Gonçalves Sinnott Lopes; o Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes, Corregedor-Geral Substituto e Coordenador do Núcleo de Crimes Cibernéticos do MPMS; o Delegado Antônio Carlos Costa Mayer, Superintendente de Inteligência, representando o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira; a Delegada de Polícia Federal Fabiana de Araujo Macedo, representando o Superintendente Regional da Polícia Federal do MS, Chang Fan; a Delegada Suzimar Batistela, representando o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Adriano Garcia Geraldo.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Ana Carolina Vasques e Waléria Leite/Jornalistas-Assecom