O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MS), recebeu, nesta segunda-feira (13/12), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, a visita técnica da delegação do 6º Curso de Especialização em Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Cesint/2021).

A delegação do CBMDF foi recepcionada pela Procuradora de Justiça e Coordenadora do GAECO/MS, Ana Lara Camargo de Castro, e pela Promotora de Justiça e Assessora Especial do PGJ, Ludmila de Paula Castro Silva, que atua em substituição ao Promotor de Justiça e Coordenador do CI, Ricardo de Melo Alves.

Em nome do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, a Promotora de Justiça Ludmila de Paula agradeceu a visita e a honra de recepcionar os corpos docente e discente do curso, apresentando algumas funcionalidades do CI e o trabalho concatenado da instituição na seara da inteligência e investigação criminal.

Ato contínuo, a Procuradora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro explanou a estrutura e o trabalho realizado pelo GAECO, ressaltando a relevância de tecnologias avançadas na seara de produção e salvaguarda do conhecimento.

Ao final da visita, o chefe da delegação, Major QOBM/Comb. Pérsio Moreira de Ataídes Ramos, agradeceu a receptividade dos membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e destacou a importância desta integração entre instituições, a fim de possibilitar a conexão de conhecimento, cooperação e efetivação de parcerias no sentido de combater a criminalidade e preservar a vida de todo cidadão.

Visita técnica

O Cesint/2021 encontra-se na 6ª edição e tem como objetivo capacitar bombeiros militares e, eventualmente, servidores de outros órgãos a desenvolver atividades de inteligência voltadas para a obtenção e análise de dados e informações, a produção de conhecimentos estratégicos relativos a fatos e situações de imediata ou potencial influência, úteis ao processo decisório da corporação, bem como sua salvaguarda e segurança, além de capacitar os alunos a planejar e executar operações de inteligência, empregando técnicas operacionais, trabalhar em equipe e utilizar equipamentos e viaturas específicas.

A viagem de estudo está prevista no Plano Geral de Cursos (PGC/PV2021/2022) do CBMDF e visa possibilitar ao corpo docente e, principalmente, ao discente a experiência de observar a atuação de agências de inteligência integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e outros sistemas de inteligência, além de outros órgãos de segurança pública, para o compartilhamento de experiências acerca do desenvolvimento da atividade de inteligência nessas instituições.

Texto e foto: Ana Paula Leite/jornalista - Assecom MPMS