Há sete anos, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), e do Núcleo da Cidadania (Nuci), vem tornando o Natal de diversas crianças e adolescentes com deficiência mais especial. Desde então, membros e servidores do MPMS, parceiros da campanha e toda a sociedade civil têm se mobilizado para arrecadar brinquedos para serem distribuídos em instituições que atendem crianças e adolescentes com deficiência, tanto no interior, como na Capital.

Para a Coordenadora do Núcleo da Cidadania do MPMS, Helen Neves Dutra da Silva, a 7ª edição da Campanha Compartilhe o Natal trouxe em 2021 um sentimento mais forte sobre a necessidade de confraternização, após dois anos de pandemia da covid-19. “Foram anos tensos, de afastamento e, agora, nós estamos aqui. Podemos confraternizar, principalmente com as crianças, adolescentes e adultos dessas instituições”, comemorou.

Na Capital, foram presenteados crianças e adolescentes de instituições que atendem pessoas com deficiência e de instituições que atendem famílias vulneráveis. São elas: Sociedade Educacional Juliano F. Varela, Associação Renasce Uma Nova Esperança, Centro de Educação Especial Girassol (Cedeg/Apae), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, Cotolengo Sul-Mato-Grossense, Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florisvaldo Vargas (Ismac), Associação Pestalozzi de Campo Grande, Associação de Amigos do Autista (AMA), Lar Pequeno Assis e Associação das Irmãs Franciscanas de São José.

No interior do estado foram doados brinquedos para crianças e adolescentes das cidades de Corumbá, Corguinho, Ladário, Eldorado, Amambai, Rio Negro, Sete Quedas, Nova Alvorada do Sul, Três Lagoas e Dourados.

Em Corumbá, a 7ª Promotoria de Justiça e o Promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte participaram da entrega dos presentes para as crianças e adolescentes com deficiência atendidos pelo Centro de Equoterapia Odilza Miranda de Barros e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), atuantes em Corumbá e Ladário, e pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Ladário.

Em Amambai, o Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, Supervisor das Promotorias de Justiça daquela comarca, participou do evento de entrega de presentes na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. O Promotor de Justiça Andre Luiz de Godoy Marques participou da entrega de presentes também na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Eldorado.

A Promotora de Justiça Juliana Pellegrino Vieira realizou a doação de presentes para as Apaes de Rio Negro e Corguinho. Já as Apaes dos Munícipios de Sete Quedas e de Nova Alvorada do Sul receberam os presentes por meio dos Promotores de Justiça Mayara Santos de Sousa e Maurício Mecelis Cabral.

Em Três Lagoas, a entrega dos presentes foi realizada pelo Promotor de Justiça Moisés Casarotto na Apae daquele munícipio.

Na comarca de Dourados foi realizada a entrega de mais de 500 presentes às crianças, aos adolescentes e adultos assistidos pelas instituições: Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dourados (Apae); Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto (Ceia) e Associação Pestalozzi de Dourados. Participaram da entrega os Promotores de Justiça Ricardo Rotunno e Izonildo Gonçalves de Assunção Junior.

Parceiros

A Campanha Compartilhe o Natal 2021 conta com os parceiros: Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Águas Guariroba, Gráfica Pontual, Unisaúde, Famasul, Engepar, New Holland Agriculture MS Equipamentos, Fiems, BTG, Sindifiscal/MS, Grupo Bandeirantes e Liga do Bem.

Em Três Lagoas, a Campanha Compartilhe o Natal contou com os parceiros: Clube de descontos do município, Sindivarejo e Transportes Piracicabana de Três Lagoas.

Em Dourados, os parceiros da campanha foram: Sicredi Centro Sul, Posto Taurus, Cropfield – Distribuidora de Insumos Agrícolas e Kagiva – Loja de artigos esportivos.

 

Clique aqui para ver mais fotos.

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista - Assecom MPMS