“O Poder de compra no contexto do desenvolvimento”. Foi com este tema que o consultor em compras governamentais Luis Cesar Pivovar deu início ao XI Congresso Estadual do Ministério Público de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (3/12). O evento ocorreu de forma híbrida e foi promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça, pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS) e pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

Em seguida, a palestra on-line “A morte é um dia que vale a pena viver" da médica geriatra Ana Claudia Quintana Arantes apresentou reflexões profundas, diante da explanação da palestrante e de depoimentos de quem estava presente na plateia.

O período da manhã encerrou com a participação do advogado e ex-assessor estrangeiro da Corte Constitucional sul-africana e da vice-presidência da Suprema Corte de Israel, Saul Tourinho Leal, que expôs o tema: “Atuação institucional e liberdade de expressão”. Fatos e circunstâncias diante de divulgação, notícia, informação e o comportamento institucional foram elementos debatidos entre os ouvintes e o palestrante no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. O Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger atuou como mediador.

À tarde, a programação teve início com o Procurador de Justiça e Presidente do Fundo de Assistência Médico-Hospitalar do Ministério Público (Fameh), Edgar Roberto Lemos de Miranda, que fez uma breve explanação a respeito dos serviços oferecidos pela associação.

Na sequência, os Conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Moacyr Rey Filho e Paulo Cezar dos Passos debateram o tema “Desafios e perspectivas atuais do CNMP”.

O Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás Danni Sales Silva proferiu a última palestra, realizada de forma on-line. Ele abordou “A metafísica da Promotoria do Júri”, tendo como mediador o Presidente da ASMMP e Promotor de Justiça, Romão Avila Milhan Junior.

O encerramento do XI Congresso Estadual ficou a cargo da Diretora-Geral da ESMP-MS e Procuradora de Justiça, Jaceguara Dantas da Silva, que agradeceu a contribuição dos palestrantes que participaram do evento de forma on-line e presencial e aos membros e servidores que prestigiaram o congresso.

A Diretora-Geral da ESMP-MS agradeceu também ao Presidente da ASMMP pela parceria na realização do encontro, aos membros e servidores que integram a Escola Superior e ao Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, por apoiar o aprendizado e a troca de experiências de todos que compõem o MPMS.

Confira as fotos do evento aqui.

Texto: Waléria Leite e Ana Paula Leite/jornalistas - Assecom MPMS

Fotos:  Giovana Silveira, estagiária de pós-graduação em Jornalismo, supervisionada por Ana Paula Leite