O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, designou o Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger para exercer a função de Diretor-Geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. A Portaria nº 250/2022-PGJ foi publicada no DOMP desta terça-feira (25/1).

A designação foi ocasionada em razão da posse da ex-Diretora-Geral Jaceguara Dantas da Silva no cargo de Desembargadora do TJMS. Ele assume a instituição, que foi criada em 2017 com o objetivo de fornecer aperfeiçoamento cultural e profissional para os membros do MPMS e seus servidores.

Fabio Ianni Goldfinger ingressou no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em 2003. Atuou nas comarcas de Inocência, Cassilândia e Paranaíba, bem como na 69ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. Atualmente é titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital.  É mestrando em Processo Penal pela PUC/SP, professor universitário de Direito Penal e Processo Penal. Autor de diversas obras jurídicas, dentre elas, destacam-se: “Legislação Institucional do Ministério Público”, Editora Juspodium, e “Manual de Direito Penal – Parte Geral”, Editora Mizuno.

Para o Promotor de Justiça, a nova gestão da ESMP-MS dará continuidade ao importante trabalho desenvolvido pela direção anterior, por meio da realização de cursos de aperfeiçoamento, palestras, oficinas e encontros que proporcionem aprimoramento aos membros e servidores do MPMS.

“Nós temos por ideia inicial fazer uma gestão de continuidade, até porque há um cronograma a seguir. Daremos continuidade ao brilhante trabalho que a Dra. Jaceguara deixou frente à escola e, aos poucos, iremos aperfeiçoando e ouvindo as demandas dos Centros de Apoio Operacional, dos Núcleos, dos diversos setores de serviços da Procuradoria-Geral e também de outros órgãos que demandarem aprimoramento funcional”, ressaltou o novo Diretor-Geral.

A Escola

A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) é um órgão de aperfeiçoamento cultural e profissional dos membros da instituição e de seus servidores, com organização, funcionamento e atribuições definidas no art. 41, da Lei Complementar Estadual nº 72, de 18.1.1994, alterada pela Lei Complementar nº 207, de 21.10.2015, e na Resolução nº 15/2017-PGJ, de 5.7.2017.

Em quatro anos de existência, a instituição já realizou mais de 100 cursos, nas modalidades presencial e a distância, 25 eventos e 19 convênios e termos de cooperação com diversas instituições públicas.

A Escola Superior do MPMS é responsável por promover a disseminação do pensamento e da política institucional por meio de cursos, eventos e publicações; apoiar projetos e atividades de ensino e pesquisa que se relacionem com o aprimoramento dos membros do Ministério Público e instituir e promover cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação para membros do Ministério Público e servidores do quadro auxiliar, os quais poderão ser estendidos aos demais colaboradores da Justiça.

 

Para conhecer a ESMP-MS, clique aqui.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Foto: Arquivo MPMS