Alexandre Magno Benites de Lacerda, Procurador-Geral de Justiça do MPMS, esteve presente à solenidade festiva de posse, para o triênio 2022-2024, dos novos Diretores da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, realizada nessa sexta-feira (21/1) na Capital.

Tomaram posse à frente da OAB/MS o Presidente, Bitto Pereira, a Vice-Presidente, Camila Bastos, o Secretário-Geral, Luiz Rene G. do Amaral, a Secretária-Geral Adjunta, Janine Antunes Delgado e o Tesoureiro Fábio Nogueira Costa.

Presidente da OAB/MS na gestão 2019-2021, Mansour Elias Karmouche fez seu discurso bastante emocionado, agradeceu todo apoio que recebeu durante a sua gestão e ressaltou que cada advogado e advogada constroem uma instituição mais forte. No final do seu discurso, desejou uma gestão exitosa à nova Diretoria e agradeceu os anos à frente da OAB.

O Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno, sustentou que a OAB é sua casa e que não há uma gestão de uma única pessoa, e sim de um grupo, um compromisso. “Mesmo com uma nova carreira, não se deve esquecer a origem, e precisamos evoluir, aprender, acertar e errar”, disse o PGJ. “A OAB é um dos pilares da República e tem o dever de proteger a Constituição, com o papel de garantir a harmonia nacional”.

O Governador do Estado de MS, Reinaldo Azambuja, relembrou as parcerias na gestão 2019/2021 em busca da construção de alcançar uma sociedade mais justa, por meio da fixação de piso salarial; a criação da lei que dá competência legal aos advogados para autenticar documentos; a integração da OAB/MS com a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, tornando mais simples a emissão de CNPJ a todos os advogados; a criação do Programa Revoga MS, analisando inúmeros decretos em desuso ou superados por outras normas. “Para alcançar tudo isso, aprendemos que é preciso estimular o diálogo e a conciliação, criar políticas públicas inclusivas, geradoras de cidadania, facilitar o acesso a serviços essenciais, buscando sempre melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Em seu discurso, o Presidente empossado, Bitto Pereira, relembrou que em janeiro de 2001 foi eleito o primeiro Presidente da Jovem Advocacia e, desde então, fez da OAB o seu segundo lar. Passados 20 anos, a advocacia sul-mato-grossense lhe confiou uma grande responsabilidade, de lutar por uma OAB cada vez mais presente. “A missão da OAB, da CAAMS e da ESA/MS é uma só: servir à sociedade. Essa missão exige uma dedicação absoluta, amor pelas nobres causas da advocacia”.

Por fim, concluiu sua fala, aclamado pelos presentes, assegurando que esta gestão sempre será conjugada no plural, feita por todos e para todos. “Sem advocacia não há justiça. Lutaremos pelas nossas prerrogativas, atendimento digno e honorários e com todas as nossas forças, mas sempre com serenidade e diálogo”.

Mesa de autoridades

Compuseram a mesa o Presidente da CAAMS, Marco Aurélio de Oliveira Rocha, a Diretora-Geral, Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, o Conselheiro Federal Mansour Karmouche; o Secretário-Adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, o Presidente da OAB/ES, José Carlos Rizk Filho; o Presidente da OAB/GO, Rafael Lara Martins; o Presidente da OAB/RO, Márcio Melo Nogueira; o Diretor-Tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha; o Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Desembargador Carlos Eduardo Contar; o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), General do Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva; o Procurador-Geral do Município, Alexandre Ávalo; o Desembargador do TRT 24º Região André Luis Morais de Oliveira; o Juiz Auxiliar Fernando Chemin Cury; o Juiz Federal Ricardo Damasceno, Diretor do Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul; o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal de MS, Silvio Pettengill Neto; o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Paulo Corrêa; e o Superintendente em exercício da Polícia Federal em MS, Delegado Fernando Araújo Campos.

 

Texto: Assessoria de Comunicação OAB/MS editado por Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Gerson Walber