O Colendo Colégio de Procuradores de Justiça realizou, nesta sexta-feira (25/2), a sessão solene de posse do Promotor de Justiça Rogério Augusto Calábria de Araújo, promovido por antiguidade para o cargo de Procurador de Justiça, e da Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, promovida pelo critério de merecimento para o cargo de Procuradora de Justiça, ambos pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em atenção ao Decreto nº 14.903, de 16 de setembro de 2021, do Município de Campo Grande, que dispõe sobre as regras de funcionamento das atividades econômicas e sociais em Regime Especial de Prevenção à Covid-19, a cerimônia foi restrita aos membros do Colégio de Procuradores de Justiça, aos familiares dos empossandos e às autoridades convidadas. O evento também foi transmitido ao vivo pelo portal do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e a mesa composta pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Desembargador Carlos Eduardo Contar; pela Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo; pela Procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, representando o Governo do Estado; pela Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho – 24ª Região, Cândice Gabriela Arosio; pelo Promotor de Justiça e Presidente da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público), Romão Avila Milhan Junior; e pelo Brigadeiro do Ar, Clauco Fernando Vieira Rossetto, Comandante da Base Aérea.

Na abertura da sessão solene, os Procuradores de Justiça Antonio Siufi Neto e André Antônio Camargo Lorenzoni receberam o empossando Rogério Augusto Calábria de Araújo. Já a empossanda Filomena Aparecida Depolito Fluminhan foi recepcionada pelas Procuradoras de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva e Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya.

A Procuradora de Justiça e Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado pelos empossados e pelo Procurador-Geral de Justiça.

Em um momento marcado pela emoção, a esposa de Rogério Augusto Calábria de Araújo, Marilei Ferreira Lopes de Araújo, e seu filho Leonardo Lopes Calábria de Araújo procederam à entrega das vestes talares e o conduziram ao seu assento no Colégio de Procuradores.

Seguindo a cerimônia, o esposo da empossada Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, Paulo Sérgio Fluminhan, e seus filhos Gabriel Depolito Fluminhan e Rafaella Depolito Fluminhan realizaram a entrega das vestes talares e a conduziram ao seu assento no Colégio de Procuradores.

Discursos

O Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves saudou os empossados em nome do Colégio de Procuradores de Justiça e destacou que a posse é motivo de celebração e fortalecimento do Ministério Público Estadual.

O Promotor de Justiça e Presidente da ASMMP, Romão Avila Milhan Junior, cumprimentou todos os presentes, em especial os familiares dos empossados, e destacou que a posse de Rogério Augusto Calábria de Araújo e Filomena Aparecida Depolito Fluminhan é um momento de muita alegria para a instituição.

Sobre a atuação dos empossados, Romão Avila Milhan Junior disse que ambos trabalharam com afinco, determinação, habilidade e amor pelo MPMS: “Tenho certeza de que serão muito felizes aqui. Contem sempre com a Associação do Ministério Público”.

Ao dar início ao seu discurso, a Procuradora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan recordou a infância, fez referência a sua amada avó, que fez aflorar o seu amor pelo Direito, e aos seus pais, que lhe ensinaram a resiliência e a ética. Recordou sua trajetória profissional, os desafios e os momentos gloriosos que a levaram à posse como Procuradora de Justiça: “São trinta e um anos de alegria, aprendizado e gratidão”. O ponto alto do seu discurso foi se lembrar de quando assumiu a 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública e, posteriormente, o Gaeds (Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde), criado em atenção especial à pandemia da covid-19: “Momentos de grandes desafios que foram enfrentados com a união de todos os poderes”.

Filomena Fluminhan agradeceu aos seus familiares, à equipe de trabalho e aos pares que indicaram seu nome para ocupar o cargo, e reforçou que o desafio da sua trajetória agora é a Procuradoria-Geral de Justiça: “Meu sentimento é de gratidão, em poder fazer do meu trabalho um ato de amor todos os dias”.

Em sua fala, Rogério Augusto Calábria de Araújo fez um registro histórico dos mais de trinta anos de carreira dedicados ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Recordou a sua infância, as comarcas que percorreu e os desafios enfrentados até chegar em Campo Grande: “Procurei sempre servir a causa do Ministério Público”.

Rogério Augusto Calábria agradeceu o apoio de sua família, parentes, amigos e profissionais do Direito que contribuíram para a ascensão de sua carreira. Ele agradeceu ainda a indicação dos membros para ocupar o cargo de Procurador de Justiça: “Estou muito feliz e grato a todos. Salve o Ministério Público”.

O Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, agradeceu a presença dos membros, servidores e autoridades, e mencionou a família como alicerce importante na construção da trajetória dos membros do Ministério Público.  Ele destacou os diálogos construídos com o intuito de defender a unidade institucional nestes dois anos à frente do MPMS, que reforçam o pensamento do “MP unido e coeso”.

Ao finalizar, o Procurador-Geral de Justiça destacou a atuação e o profissionalismo dos empossados e ressaltou os anseios do Ministério Público de “construir uma sociedade melhor e mais justa”.

Autoridades

Participaram também da sessão solene as seguintes autoridades: o Tenente Coronel Marcus Vinicyus Alves Ferreira, representando o General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, Comandante do Comando Militar do Oeste; o Procurador-Geral do Município, Alexandre Ávalo Santana, representando o Prefeito Municipal de Campo Grande, Marcos Marcello Trad; o Diretor Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Mato Grosso do Sul, Fabio Nogueira Costa, representando o Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira; o Juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, Daniel Castro Gomes da Costa, representando o Desembargador Paschoal Carmello Leandro, Presidente do TRE; o Defensor Público e Assessor para Assuntos Institucionais, Pedro Paulo Gasparini, representando a Defensora Pública-Geral do Estado, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira; o Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, Fabrício de Azevedo Carvalho, representando o Superintendente Regional da Polícia Federal de MS, Chang Fan; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Paulo Gimenez; o Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel de Oliveira Filho; o Tenente Coronel Leandro Moura Marzolla, Chefe da Coordenadoria Jurídica do Corpo de Bombeiros, representando o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Hugo Djan Leite; a Presidente da Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul, Olga Lemos Cardoso de Marco; a Presidente da Associação dos Delegados de Polícia de MS, Aline Gonçalves Sinnott Lopes; e o Desembargador Alexandre Lima Raslan.

Biografia

Confira no anexo da notícia o currículo que descreve a brilhante trajetória dos membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan e Rogério Augusto Calábria de Araújo, empossados nos cargos de Procuradora e Procurador de Justiça.

Confira as fotos da solenidade aqui.

Texto: Ana Paula Leite – jornalista/Assecom MPMS

Fotos: Waleria Leite e Ana Carolina Vasques

Anexos da notícia