O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) celebraram, nesta quarta-feira (18/5), o acordo de cooperação técnica que visa ao aprimoramento da gestão e processos de inovação, por meio do compartilhamento de projetos e boas práticas que possam ser passíveis de cessão.

O ato foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda e pelo Conselheiro do CNMP e Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, Moacyr Rey Filho, e prevê um plano de trabalho para cooperação técnica, sem repasse de recurso financeiro, em que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul disponibiliza ao Conselho Nacional do Ministério Público o Aplicativo OKR e o Painel de BI – Business Intelligence, ambos desenvolvidos  pelo MPMS na plataforma Microsoft Power Apps.

O MPMS vem aplicando a metodologia de gestão OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) no planejamento estratégico da instituição desde abril de 2021, envolvendo vários setores da Administração Superior. A capacitação em OKR no MPMS foi oferecida pelo professor Marcos Barros, fundador da Oxford Business Masters na Inglaterra, e, desde que foi implementada, vem apresentando resultados promissores de gestão, pois é focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave da organização.

Em janeiro deste ano, o Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, juntamente com a equipe da Seplange, apresentou a metodologia ao Conselho Nacional do Ministério Público em Brasília. Na oportunidade, Moacyr Rey Filho afirmou que viu a ferramenta como grande potencial na área de inovação e transformação digital. “Essa metodologia é importante, funcional e rápida. O serviço público precisa de celeridade e de agilidade na entrega dos resultados. E a OKR vai nos dar o caminho para alcançarmos os melhores resultados”.

Para o Promotor de Justiça e Supervisor  de Planejamento e Gestão Estratégica, a celebração do acordo é uma oportunidade de compartilhar e demonstrar as boas práticas do MPMS  para as outras unidades da federação e para o CNMP: “A característica desse acordo de cooperação técnica é uma porta de entrada de muitos outros projetos inovadores que serão possíveis de serem compartilhados de uma forma mais rápida, melhorando a gestão por meio de ferramentas inovadoras como o Aplicativo OKR e o Painel de BI”.

Visita Institucional

A celebração do acordo foi realizada durante a visita institucional composta por membros do CNMP que estão em Campo Grande para conhecerem os projetos e as boas práticas desenvolvidas no âmbito do MPMS.

Nesta quarta-feira, os membros que fazem parte da comitiva do CNMP puderam conhecer as ferramentas desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial, como “Inovation Lab: o uso de inteligência artificial para a aplicação eficiente da Lei Maria da Penha”, “Robô da Ficha Limpa”, “Portal das Fundações”, “Reconhecedor de Entidades”, “Gravador e Degravador de audiências” e as “Filas Inteligentes e Propositor de Documentos”. As apresentações foram conduzidas pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni.

Em seguida, o Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação, Ricardo de Melo Alves, apresentou a interface e as funcionalidades do Portal CI.

A visita se estende até esta quinta-feira (19/5), em que serão apresentadas as boas práticas do Departamento de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Para ver mais fotos clique aqui.

Texto: Ana Carolina Vasques/jornalista - Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite/jornalista - Assecom MPMS