O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira, Membro Colaborador do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier), participou na quarta-feira (18/5) do primeiro encontro sobre a temática étnico-racial com os acadêmicos do curso de formação para Delegados na Academia de Polícia (Acadepol), em Campo Grande.

Participaram da mesa de debates a professora Bartolina Ramalho Catanante, do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de MS, Silvia do Carmo Assis Constantino, presidente da Comissão da Igualdade Racial (Comir) da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional MS, e o Deputado Estadual Amarildo Cruz.

Durante o evento, o Promotor de Justiça Douglas Silvia Teixeira apresentou o Nupier e suas atribuições, considerando aspectos da sua criação e fatores históricos. Foram pontuados também temas importantes, como a sugestão dos presentes ao Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, de que seja criada uma delegacia especializada em crimes raciais.

A professora Bartolina Ramalho Catanante apontou conceitos e fundamentos dentro da perspectiva do movimento negro e acadêmico. A prática e atividade da comissão na questão da Comir foram apresentadas pela presidente, Silvia Constantino.

A proposta desse encontro visa à compreensão e ao debate sobre o racismo e suas consequências sociais, a fim de aperfeiçoar a atuação conjunta dos órgãos governamentais na promoção da igualdade étnico-racial.

Texto e fotos: Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier)