O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro sediou, nos dias 12 e 13/5, o encontro do Grupo Nacional de Defesa do Patrimônio Público (GNPP), no intuito de discutir temas relacionados à atuação dos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional na defesa do patrimônio público.

O GNPP é um órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) que tem por finalidade defender o patrimônio público e a probidade administrativa, adotando medidas preventivas e repressivas de combate à corrupção em todo o país.

O grupo foi criado pelo CNPG em 21 agosto de 2018, após articulação dos coordenadores de Centros de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público dos estados, e objetiva apresentar estratégias e metas de atuação uniforme na defesa do patrimônio público.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul foi representado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, o Procurador de Justiça Antônio Siufi Neto, e o coordenador do Núcleo do Patrimônio Público e das Fundações, o Promotor de Justiça Fernando Martins Zaupa.

Os membros do MPMS aproveitaram para expor aos demais colegas as considerações sobre os temas abordados, bem como apresentaram o resultado da pesquisa realizada no Estado de Mato Grosso do Sul, a respeito da atuação dos órgãos de execução afetos ao patrimônio público quando há casos a serem investigados por outras Promotorias de Justiça especializadas.

O encontro também teve como objetivo apresentar o planejamento estratégico para o período 2022/2023, com destaque para o aperfeiçoamento da atuação conjunta dos órgãos de execução nas esferas cível e criminal.

Texto: MPRJ - editado por Waléria Leite/jornalista - Assecom MPMS