O Ministério Público do Estado de Roraima promoveu, nesta sexta-feira (13/5), o segundo e último dia do seu II Congresso Jurídico, com o tema central “Ministério Público para um Novo Tempo: Desafios e Reflexões”.

A programação científica do evento teve início com o painel “O Ministério Público e o Direito Consensual”, integrado pelo Procurador de Justiça do MPRR, Edson Damas da Silveira, Presidente da mesa; pelo Promotor de Justiça do MPDFT, Dermeval Farias Gomes Filho; e pela Procuradora de Justiça do MPPR, Samia Saad Gallotti Bonavides.

O painel “O Ministério Público no Brasil Contemporâneo e Perspectivas para o Futuro” contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda; do Procurador de Justiça do MPRR, Fábio Bastos Stica; do Promotor de Justiça do MPGO, Lauro Machado Nogueira; e do Promotor de Justiça do MPRR, Márcio Rosa da Silva, que presidiu a mesa.

Em seguida, a Procuradora-Geral de Justiça do MPRR, Janaína Carneiro Costa, conduziu o painel “De salto no Parquet”, composto pela Presidente do CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União) e Procuradora-Geral do MPBA, Norma Cavalcanti; pela Procuradora-Geral de Justiça do MPAP, Ivana Lúcia Franco Cei; pela Procuradora de Justiça do MPAC, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues; pela Procuradora-Geral de Justiça do MPDFT, Fabiana Costa Oliveira Barreto; pela Procuradora-Geral de Justiça do MPES, Luciana Gomes Ferreira de Andrade; pela Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no AM e em RR, Alzira Melo Costa; e pela Promotora de Justiça do MPMG, Maria Clara Costa Pinheiro de Azevedo. A jornalista Aline Jimenez, da Assessoria de Comunicação do MPRR, foi mediadora do painel.

A palestra que encerrou os trabalhos do congresso foi ministrada por Viviane Mosé, renomada filósofa, poeta, psicóloga e psicanalista que falou sobre “Desafios contemporâneos - Perspectivas e Possibilidades”. 

Na ocasião, ocorreu também o lançamento da Ouvidoria da Mulher do MPRR e dos livros "Sistema de Justiça Indígena", de autoria de Márcio Rosa da Silva, Promotor de Justiça do MPRR, e "Mediação Socioambiental", de Edson Damas da Silveira, Procurador de Justiça do MPRR.

Cerimônia de abertura

Na quinta-feira (12/5), mais de 600 pessoas prestigiaram a solenidade de abertura do II Congresso Estadual do MPRR, que aconteceu no Teatro Municipal de Boa Vista. A programação, alusiva aos 30 anos do Ministério Público de Roraima, foi marcada por homenagens aos Procuradores-Gerais de Justiça e Promotores do MP brasileiro, Conselheiros Nacionais do Ministério Público, membros e servidores do MPRR, além de autoridades locais. 

A cerimônia contou com a presença do Procurador de Justiça do MPMS e Conselheiro do CNMP, Paulo Cezar dos Passos.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista - Assecom MPMS

Fotos: MPRR