O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realizará na próxima quinta-feira (5/5) e sexta-feira (6/5), das 13h às 18h,  a tradicional Feira do Artesão Livre. O evento, que está na 15ª edição, é promovido pelo MPMS, por intermédio da 50ª Promotoria de Justiça, e pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS), com a colaboração do Conselho da Comunidade de Campo Grande e do Instituto Ação pela Paz.

Este ano, a exposição do Dia das Mães será realizada de forma virtual e reunirá mais de 500 peças de artesanato que foram produzidas por internos das unidades penais de regime fechado e semiaberto da Capital (Instituto Penal de Campo Grande, Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Centro de Triagem Anízio Lima, Presídio de Trânsito de Campo Grande, Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto e Aberto de Campo Grande), bem como do Estabelecimento Penal de Aquidauana.

A confecção de muitas delas foi ensinada a partir de cursos técnicos, gerando ocupação lícita e remição de pena aos artesãos que um dia alcançarão a liberdade. Dentre os itens disponíveis à venda estão bordados, esculturas, cerâmicas, produtos variados de crochê, arte com recicláveis e caixas decoradas em MDF.

A iniciativa tem como objetivo apresentar à sociedade os trabalhos laborais desenvolvidos pelos custodiados, sendo que os valores arrecadados com a venda dos produtos artesanais serão revertidos ao custodiado que os elaborou e ao sustento de sua família.

Instruções

O link para acesso ao grupo onde serão expostas as fotos dos artesanatos a serem vendidos é:

https://chat.whatsapp.com/DneTcQ1CtB80T6xCV6xfrQ

Para efetuar as compras, o cliente irá escolher o produto pela fotografia e sinalizar que tem interesse em comprá-lo, informando o código identificador de cada peça.

Para finalizar o pedido, deverá encaminhar mensagem ao número de WhatsApp do Apoio da 50ª Promotoria de Justiça, informando os dados pessoais solicitados, exclusivamente, através dos números (67) 99336-7742 e 98478-2100 para a emissão do boleto e apresentação do comprovante de pagamento. As entregas serão realizadas somente em Campo Grande.

 

Texto: Ana Carolina Vasques – jornalista/Assecom