Depoimentos emocionados marcaram o 2º ciclo de implantação dos OKRs (Objectives and Key Results) no segundo trimestre de 2022. A metodologia de gestão OKR está focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma organização. A solenidade aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPMS, nessa quarta-feira (29/6), e reuniu membros e servidores, no sistema híbrido.

Na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o chefe da instituição, Alexandre Magno Benites de Lacerda, estava acompanhado do Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Promotor de Justiça Paulo César Zeni, e realizou a abertura do evento de encerramento. “Tenho muito orgulho e posso afirmar que o MPMS se tornou hoje, uma referência em gestão pública. E esse projeto de OKR é motivo de orgulho, hoje o MP brasileiro quer conhecer esse modelo que deu certo no Mato Grosso do Sul. Só posso agradecer a dedicação de todos”, afirmou Alexandre Magno.

Dando sequência, direto de Brasília, o Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, conduziu os trabalhos apresentando os palestrantes: Gino Tarentim, Pedro Signorelli e Marcos Barros. Paulo Ishikawa aproveitou a oportunidade para elogiar e ressaltar o esforço de todos os servidores envolvidos e empenhados na implantação da metodologia, capaz de promover mudanças para a instituição, bem como para a sociedade sul-mato-grossense.

A primeira palestra foi realizada, da Capital Federal, pelo empreendedor e mentor de startups, Gino Tarentim, especialista em gerenciamento de projetos e que possui um profundo conhecimento e experiência em planejamento estratégico e inovação. Segundo Gino, a metodologia busca objetivos para chegar a resultados com tranquilidade. “O processo é mais simples do que imaginamos, é ressignificar o que já é feito, para que possamos ser melhores. Para que possamos servir melhor a sociedade e reencontrar o propósito do nosso trabalho em função da sociedade”, concluiu.

Pedro Signorelli foi o segundo palestrante, estava em São Paulo e trouxe ao público a experiência de ser o responsável pela implementação do maior e mais rápido case de OKRs das Américas, com cerca de 1.200 pessoas treinadas em 15 dias, neste processo inovador de gestor com visão do OKR na prática. Pedro resume em 3 palavras os OKRs: engajar, transformar e aprender, “desta forma, as experiências podem provocar transformações, incorporando conceitos no dia a dia”, finalizou.

De Londres, foi ministrada a palestra do professor Marcos Barros, fundador da Oxford Business Masters na Inglaterra, e da ferramenta que vem sendo aplicada no MPMS desde abril de 2021. Barros aposta em uma estrutura nova de liderança. “As pessoas buscam orientação e referências”.

Dando sequência ao trabalho, alguns setores e seus coordenadores apresentaram suas experiências, alinhamentos desenvolvidos nos setores e resultados obtidos: o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim); o Núcleo de Geotecnologias (Nugeo); o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, da Habitação e Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural (Caoma); o Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (DAEX); Secretaria de Distribuição e Acompanhamento Processual (Sedap).

A diretora da Seplange, Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, organizadora do evento juntamente com sua equipe, agradeceu a todos pela participação e encerrou a tarde com o sorteio de canecas para os participantes (presenciais e on-line).

“Tenho certeza de que construímos um Ministério Público para o futuro. De tudo que dissemos hoje aqui, nosso maior patrimônio é o engajamento dos que fazem essa instituição, e a lembrança de que servimos a sociedade. Muito obrigada pela participação de todos”. Com essas palavras, Paulo Ishikawa finalizou o evento.

Confira as fotos do evento aqui. 

Foto e texto: Waléria Leite/jornalista - Assecom MPMS