Começou nesta quarta-feira (29/6), a oficina “Investigação em Improbidade e Corrupção: Aspectos Práticos”, apresentada pelo Coordenador do Núcleo do Patrimônio Público e das Fundações (Nupatri), Promotor de Justiça Fernando Martins Zaupa. O evento é realizado pelo Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e prossegue até quinta-feira (30/6).

A capacitação tem como objetivo aperfeiçoar as estratégias investigativas dos membros e servidores que atuam na defesa do patrimônio público.

Segundo o Coordenador do CAODPP, Promotor de Justiça Lauro Francisco da Silva Freitas Junior, a atividade faz parte do planejamento do Centro de Apoio, com o intuito de capacitar os membros que trabalham na área de improbidade, assim como os assessores e analistas jurídicos. “A ideia é aproximar cada vez mais a matéria desses colegas, trazendo pessoas de renome, com expertise no assunto, como o Fernando Zaupa do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, que veio fazer de forma prática uma oficina para o dia a dia de um promotor de justiça e da sua assessoria na defesa do patrimônio público. A oficina de hoje integra um cronograma de trabalho para municiar os colegas com instrumentos que aperfeiçoem e aprimorem o trabalho do Ministério Público do Pará”.

Para o Diretor-Geral do CEAF, Promotor de Justiça José Edvaldo Pereira Sales, o Ministério Público realiza nesses dois dias um evento de extrema importância no campo da improbidade administrativa. “Tivemos uma lei recente que alterou profundamente a matéria da improbidade administrativa no direito brasileiro, já realizamos eventos anteriores sobre a matéria e, com essa nova atividade, estamos prosseguindo e aprofundando esse estudo, para que os membros do Ministério Público tenham melhores condições de desempenhar as suas atividades nessa área de combate à improbidade e à corrupção. O ministrante tem uma grande experiência com o tema e vem compartilhar os modos de fazer e de atuar nessa esfera”.

Os participantes do evento acompanham presencialmente e pelo link enviado aos inscritos.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações do MPPA

Fotos: Edyr Falcão e CAODPP/MPPA