O Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE) realizou, nesta sexta-feira (15/7), a primeira Reunião Ordinária para apresentação de sua nova gestão, que tem como Presidente o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e como Vice-Presidente a Procuradora-Geral de Justiça do MPAP, Ivana Lúcia Franco Cei.

O grupo que vai nortear a atuação do Ministério Público brasileiro nas eleições de 2022 reuniu-se de forma virtual e contou com a participação de todos os coordenadores regionais eleitorais. Os trabalhos foram secretariados pelo Promotor de Justiça do Núcleo Eleitoral do MPMS, Moisés Casarotto.

Entre os assuntos tratados, discutiu-se a importância do GNACE neste ano de eleições, bem como a necessidade de aperfeiçoamento e da adoção de estratégias de atuação, especialmente visando à fiscalização de todo o processo eleitoral.

GNACE

O Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE) é integrado por Procuradores ou Promotores de Justiça que, nos respectivos Ministérios Públicos Estaduais, exercem a coordenação da atividade dos Promotores Eleitorais.

Criado pela Portaria CNPG nº 1/2019, de 26.6.2019, da Presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), o GNACE tem como finalidade promover o debate do direito eleitoral, organizar ações educacionais de permanente capacitação e formular estratégias de atuação, para alcançar, tanto quanto possível, a unidade nacional no exercício da função eleitoral do Ministério Público na primeira instância.

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/jornalista Assecom MPMS