O Colendo Colégio de Procuradores de Justiça realizou, nesta sexta-feira (1º/7), a sessão solene de posse de Marcos Fernandes Sisti e Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, promovidos, respectivamente, por antiguidade e por merecimento para os cargos de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

A solenidade contou com a participação dos Membros do Colégio de Procuradores de forma presencial e virtual, familiares dos empossados e autoridades convidadas, além de ser transmitida ao vivo pelo portal do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, sendo a mesa composta pelo Desembargador Alexandre Lima Raslan, representando o Presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Eduardo Contar; pela Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, representando a PGE e o Governo do Estado; pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul, Bitto Pereira; pelo Superintendente Substituto da Polícia Rodoviária Federal Seccional Mato Grosso do Sul, Augusmar Vieira Melo; pelo Corregedor-Geral do MPMS, Silvio César Maluf; e pelo Presidente da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público), Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior. Outras autoridades foram nominadas pelo cerimonial.

Na abertura da sessão solene, os Procuradores de Justiça Silasneiton Gonçalves e Rogério Augusto Calábria de Araújo receberam o empossando Marcos Fernandes Sisti, enquanto a empossanda Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira foi recebida pelas Procuradoras de Justiça Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya e Filomena Aparecida Depolito Fluminhan.

A Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva, fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado pelos empossados e pelo Procurador-Geral de Justiça. Em seguida, os novos Procuradores receberam de seus familiares as vestes talares e, posteriormente, foram conduzidos aos seus assentos no Colégio de Procuradores.

Discursos

O Vice-Presidente do Conselho Superior, Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa saudou os empossados em nome do Colégio de Procuradores. “O momento em que se avulta, senhores Marcos Sisti e Vera Aparecida Bogalho, não constituiu um marco aleatório, representa o momento ideal da vontade de exercer o cargo de membro do Ministério Público. Este ato constitui-se, portanto, um marco memorável para nós, seus familiares e para aqueles que prestigiam este momento”.

Em seguida, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul, Bitto Pereira, reverenciou, em nome de todos os profissionais da advocacia do Estado, o especial momento na vida e na carreira dos novos Procuradores de Justiça, desejando uma caminhada profícua e exitosa, como a que percorreram até agora nas Promotorias onde estiveram.

O Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior, destacou a trajetória dos novos membros do Colégio na atuação e defesa dos direitos da população: “Ambos tomam posse nesta oportunidade e vem integrar este Colégio olhando pelo retrovisor de suas vidas. Lá se vão quase 30 anos no Ministério Público atuando em defesa da sociedade sul-mato-grossense. Os senhores desempenharam e deixaram um grande legado por onde passaram, no interior e em suas Promotorias aqui na Capital e tenho certeza de que vão somar a este Egrégio Colégio de Procuradores”.

Em seu discurso, a nova Procuradora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, relembrou seus primeiros anos de atuação nas comarcas que passou, e os primeiros júris. Destacou sua promoção para a 28ª Promotoria de Justiça da Infância e Adolescência, a qual permaneceu por quase 21 anos.

A nova Procuradora de Justiça relembrou ainda a atuação do MPMS diante da pandemia da covid-19, destacando a liderança do Procurador-Geral de Justiça na busca por soluções e respostas aos anseios da sociedade: “Nos dois primeiros anos da pandemia covid-19, tanto na área da saúde como na área da educação, a atuação do Ministério Público do Mato Grosso do Sul foi muito importante. A força-tarefa, o GEDUC e o GAEDS se uniram. Fizemos, na área da educação inúmeras reuniões, com representantes da força-tarefa e com a Dra. Filomena, tratamos da volta às aulas com segurança, o que acabou acontecendo tanto na rede municipal de ensino quanto na rede estadual. Se faziam presentes também nestas reuniões, representantes do Estado e do Município de Campo Grande, áreas da educação e da saúde, além dos sindicatos das escolas particulares e públicas. A gestão do Dr. Alexandre Magno Benites de Lacerda foi muito exitosa e uniu muito os membros do MPMS”, finalizou.

O Procurador de Justiça Marcos Fernandes Sisti, por sua vez, relembrou e homenageou grandes nomes do Ministério Público, do Poder Judiciário e das Polícias Civil e Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Em um discurso emocionado, o novo Procurador de Justiça destacou a luta pela justiça e pela defesa da sociedade: “Passados esses quase 30 anos de luta e labuta, noites mal dormidas, suor na Tribuna do Júri, longas e intermináveis audiências, tardes inteiras, às vezes noite adentro, finais de semana privados do convívio familiar, neste ‘Poeirento e Maravilhoso Sertão Guaicuru’, que tudo me proporcionou, só lembro dos sorrisos, da alegria e do alívio nos rostos das crianças, mulheres, perseguidos, desvalidos que livrei das garras dos malfeitores, para atender a lição do Dr. Martin Luther King Jr. – ‘A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça por toda parte.’  Não há retribuição financeira que pague a alegria e a satisfação do dever cumprido. Homenageio os colegas desse Egrégio Colégio de Procuradores que, como eu, lutaram com afinco pela realização do sentimento de justiça”, destacou Marcos Sisti.

Por fim, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, recepcionou os novos membros do Colégio de Procuradores, ressaltando os valores do MPMS e das demais instituições públicas: “O Ministério Público não é um fim em si mesmo, mas é uma instituição que depende de todo o sistema de justiça, de todo o Estado e de toda a sociedade civil organizada para poder exercer seu mister de servir e proteger a sociedade”. Na sequência, destacou o papel preponderante do Colégio de Procuradores de Justiça: “O Colégio de Procuradores de Justiça é onde se constrói conjuntamente o norte da instituição, de força, unidade e coesão, para que a sociedade saiba que seu guardião trabalha com união”. Alexandre Magno finalizou seu discurso lembrando que a atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul é exercida com olhar atento e voltado ao próximo, para assegurar os direitos dos cidadãos.

Para ter acesso ao álbum de fotos, clique aqui.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite e Waléria Leite/jornalistas-Assecom MPMS