O Colendo Colégio de Procuradores de Justiça realizou, nesta sexta-feira (8/7), a sessão solene de posse do Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf, reconduzido ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul para o biênio 2022/2024.

A cerimônia foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, sendo a mesa composta pelo Corregedor-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva; pelo Deputado Estadual Evander Vendramini, representando o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Paulo José Araujo Corrêa; pela Procuradora e Consultora Legislativa do Estado Doriane Gomes Chamorro, representando o Governo do MS; pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul, Bitto Pereira; e pelo 2º Vice-Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Plínio Alessi Junior.

A Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva, fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado pelo empossado e pelo Procurador-Geral de Justiça.

Citando Paulo Freire, educador, filósofo e um dos maiores nomes da pedagogia mundial, a Procuradora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro saudou o empossado em nome do Colégio de Procuradores e destacou que “só é apto à função de Corregedor quem é capaz de educar”.

A Procuradora de Justiça definiu a atuação de Silvio Cesar Maluf, que chega ao seu terceiro mandato de Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, como de um educador: “Ele sabe ser generoso sem fraqueza e rigoroso sem crueldade. Simpático sem almejar bajulação ou permitir excesso de intimidade. Guarda seu mistério, sua distância, sua aura culta sem afetação ou petulância. É gentil e conectado com o universo ao seu redor”. Para finalizar, Ana Lara citou novamente Paulo Freire e destacou que Silvio Maluf é “um intelectual que não tem medo de ser amoroso”.

Em seguida, o 2º Vice-Presidente da ASMMP, Promotor de Justiça Plínio Alessi Junior, destacou a trajetória de Silvio Cesar Maluf e seus valores como ser humano, que são pautados no respeito, admiração e amizade. “Desejo todo sucesso do mundo, quero dizer que foi um privilégio fazer parte da sua equipe”.

O Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, reforçou que é sempre uma honra participar das solenidades do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e agradeceu o convite do Procurador-Geral de Justiça, em nome de todos os profissionais da advocacia do Estado. Ele parabenizou Silvio Cesar Maluf pela recondução ao cargo e destacou suas qualidades profissionais e humanas: “O senhor é um homem cortês, generoso e têm a respeitabilidade de seus pares”.

O Corregedor-Geral de Justiça do TJMS, Desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, agradeceu o convite, relembrou, com muito carinho e respeito, o início de sua amizade com o Corregedor-Geral do MPMS e elogio o seu trabalho na instituição. “Que Deus lhe dê muita saúde, paz e prosperidade”.

Com muita emoção, o Corregedor-Geral do MPMS, Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf, iniciou seu discurso agradecendo a todos os presentes e as palavras gentis e de carinho demonstradas nos discursos. Ele citou grandes nomes do Ministério Público, do Poder Judiciário e das Polícias Civil e Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, agradeceu à Administração Superior pela realização da cerimônia, à sua equipe da Corregedoria e a presença de seu filho.

O Corregedor-Geral do MPMS agradeceu aos membros do Colégio e Conselho Superior pela confiança em seu trabalho e, em especial, ao Procurador-Geral de Justiça e sua equipe, a quem elogiou o trabalho desenvolvido à frente da instituição: “Muita dedicação e muito trabalho. Por isso mesmo que eu tomei a decisão de ir para uma reeleição, tentar ajudá-lo e auxiliá-lo. Se não fosse para isso, eu não viria”.

Por fim, Silvio Cesar Maluf discursou direcionado ao seu filho: “As pessoas que estão aqui deixaram de ser só companheiras de trabalho e pessoas com o mesmo objetivo, elas se tornaram amigas do papai. Profundamente, eu quero honrá-las e servi-las com esse amor. E sabe por que o pai pensa assim? Porque eu não perdi a fé nas pessoas e nem naquele passo para o desconhecido. Não é só uma fé religiosa, é uma fé na vida e que isso sirva de exemplo”.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, agradeceu a Silvio Maluf pelas belas palavras e disse que é uma honra tê-lo como Corregedor. Ele reforçou o papel de educador e orientador que Maluf exerce e a importância de se construir um diálogo equilibrado, de respeito e de parceria com as demais instituições. Alexandre Magno finalizou lembrando que integrar o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul é uma responsabilidade não só com os membros da instituição, mas com toda a sociedade sul-mato-grossense. “O senhor é um exemplo vivo dentro desta instituição e isso é o maior legado que o ser humano pode deixar. O legado do amor, do respeito e do compromisso com a sociedade. Sucesso!”.

A solenidade contou com a participação dos Membros do Colégio de Procuradores de forma presencial e virtual, familiares do empossado e autoridades convidadas, dentre elas representantes da Segurança Pública do Estado, além de ser transmitida ao vivo pelo portal do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Para ter acesso ao álbum de fotos, clique aqui.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS