O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Núcleo do Meio Ambiente da Instituição, sedia no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, no Parque dos Poderes, na segunda e terça-feira (29 e 30/8), o 1º Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de MS.

Estavam presentes à mesa de autoridades Luciano Furtado Loubet, Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental e Vice-Presidente da Abrampa; Paulo Douglas Almeida de Moraes, Procurador do Trabalho (MPT); Daniel Obelar, representante da COOPERMARAS/ATMARAS; Sebastião Santos, representante do Movimento Nacional Eu Sou Catador (MESC); e Valéria Bastos, Doutora em Serviço Social, Professora Adjunta da PUC/RJ, do Departamento de Serviço Social, e Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Socioambientais e Comunitários, palestrante da noite.

Fazendo uso da palavra na abertura do evento, Sebastião Santos, representante do Movimento Nacional Eu Sou Catador, lembrou o que considera ser o maior objetivo da noite: a valorização e o reconhecimento da profissão de catador de material reciclável e, acima de tudo, o pagamento pelo serviço ambiental prestado à sociedade e ao poder público. “Reconhecer o trabalho dos catadores de material reciclável não é simplesmente uma questão social, mas um avanço de uma sociedade justa e igualitária para nosso País”.

Paulo Douglas Almeida de Moraes, Procurador do Trabalho (MPT), agradeceu pelo convite e pela oportunidade de compartilhar aprendizagem. “Eu reitero o agradecimento pelo convite e pela oportunidade de estar com vocês, para trocar de alguma maneira, venho aqui mais para aprender do que conseguir passar algo para vocês, muito obrigado”.

“O serviço de catador é essencial e assim foi reconhecido na pandemia”, afirmou o Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental, Luciano Loubet, complementando que esse é um dos motivos para que o serviço funcione e seja feito com responsabilidade. “Tenho certeza de que este evento será de grande proveito para todos, temos aqui cerca de 29 associações e vários municípios sendo representados, temos muito o que trocar. Gostaria de agradecer imensamente por essa oportunidade", finalizou.

Na sequência, foi realizada a palestra magna “O Acordo setorial de embalagens em geral e os desafios da inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis”, proferida pela Professora Doutora Valéria Bastos, que abriu a palavra para a plateia interagir com perguntas.

O evento é uma realização do Movimento Eu Sou Catador (MESC); Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (ATMARAS); e da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis nos Aterros de Mato Grosso do Sul (COOPERMARAS). Participam como parceiras estratégicas: a Pragma, especialista em logística reversa de embalagens pósconsumo; o Selo Eu Reciclo, que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo em uma plataforma on-line de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros; e a Kurica Ambiental S.A., uma empresa especializada na gestão de resíduos sólidos, que oferece soluções completas para coleta, tratamento e destinação final.

Nesta terça-feira (30/8), continuam as palestras e mesas de discussões com temas de interesse das cooperativas e associações de catadores, incluindo instituições públicas e privadas parceiras de catadores.

O Encontro tem o apoio institucional do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e Ministério Público do Trabalho.

Confira aqui as fotos do evento 

Waléria Leite – jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Ana Paula Leite – jornalista/ASSECOM