A Corregedoria Nacional do Ministério Público e o Ministério Público Sul-Mato-Grossense deram início, nesta quarta-feira (24/8), ao encontro institucional realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Com o objetivo de apresentar as iniciativas e boas práticas desenvolvidas no âmbito do MPMS, representantes do Conselho Nacional e membros do Ministério Público Estadual estão trocando experiências durante a visita que acontece hoje e amanhã.

O Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, presidiu a abertura do encontro institucional.

A mesa contou com as presenças do Corregedor Nacional do Ministério Público, Conselheiro Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto; do Coordenador-Geral da Corregedoria Nacional, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior; do Chefe de Gabinete da Corregedoria Nacional, Marcelo José de Guimarães e Moraes; da Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Promotora de Justiça Camila Augusta Calarge Doreto; e da Coordenadora-Adjunta do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (Nojúri), Promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani, representando a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

Em seu discurso, o Corregedor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’ Albuquerque Lima Neto, agradeceu a recepção e destacou o trabalho desenvolvido pelo Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda. “É digno de muitas homenagens a sua atuação para a manutenção das prerrogativas constitucionais que fortalecem a instituição em defesa de cada cidadão, não só desse Estado como deste país”.

Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto reforçou que em sua gestão tem defendido e implementado ações voltadas à resolutividade e pautadas no diálogo, na integração e na busca constante, pela concretização do princípio da unidade institucional.

O Corregedor Nacional ainda destacou que os encontros institucionais buscam o aprimoramento estratégico das inovações e o fomento das boas práticas entre os ramos e unidades do Ministério Público brasileiro. “Nós estamos aqui com essa missão, de replicar e fomentar essas boas práticas. Muito obrigado a cada um de vocês. Como dizia o sábio antigo, a gratidão é a memória do coração e a mãe de todas as virtudes. Recebam a minha gratidão por tudo, muito obrigado”, finalizou.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, agradeceu a presença do Corregedor Nacional e de sua equipe, e parabenizou a atuação de Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto à frente da instituição.

Alexandre Magno destacou o aprimoramento estratégico e as inovações estruturais e tecnológicas do MPMS nos últimos anos, e defendeu a importância da unidade institucional. “Assim teremos um Ministério Público mais proativo, coeso e resolutivo, que atua de forma integrada com as demais instituições, em prol da sociedade”.

Integrantes da Corregedoria Nacional do MP

Participam do encontro institucional os integrantes da Corregedoria Nacional do MP, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, Coordenador-Geral; Marcelo José de Guimarães e Moraes, Chefe de Gabinete; Vinícius Menandro Evangelista de Souza, Coordenador Disciplinar; Marco Antônio Santos Amorim, Coordenador de Correições e Inspeções; Vera Leilane Mota Alves de Souza, Coordenadora Substituta da Coordenadoria de Correições e Inspeções; Manoel Veridiano Fukuara Rebello Pinho, Promotor de Justiça do MPMS e Coordenador Substituto da Coordenadoria Disciplinar; Alessandra Meireles Silva, Secretária de Gabinete; Camila Mattos de Pinho, Assessora Especial da Coordenadoria-Geral; Larissa Lago Barbosa Bezerril, Assessora-Chefe da Coordenadoria de Correições e Inspeções. Também integra a equipe a Superintendente Bethe Oliveira, do Ministério Público do Estado do Acre.

Confira as fotos do encontro institucional aqui.

Segue a programação completa do encontro institucional desta quarta-feira:

14h05 - Caocrim e Nucrim – Apresentação de projetos, iniciativas e boas práticas

Helton Fonseca Bernardes

Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim)

Renata Ruth Fernandes Goya Marinho

Promotora de Justiça do Núcleo Criminal (Nucrim)

14h30 - Boas práticas do Nojúri

Lívia Carla Guadanhim Bariani

Promotora de Justiça e Coordenadora-Adjunta do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (Nojúri)

15h - Atuação do MPMS na Casa da Mulher Brasileira

Clarissa Carlotto Torres

Promotora de Justiça titular da 72ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, situada na Casa da Mulher Brasileira

15h30 - Boas práticas do Geduc

Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira

Procuradora de Justiça e Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc)

16h30 - Portal CI

Ricardo de Melo Alves

Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI)

17h – Nucib (transferida para 25/08 às 13h)

Felipe Almeida Marques

Michel Maesano Mancuelho

Promotores de Justiça e Coordenadores Adjuntos do Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nucib)

17h30 - Atuação do MPMS: boas práticas em resíduos sólidos e combate ao desmatamento e queimadas ilegais

Luciano Furtado Loubet

Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental

18h - Boas práticas na área do Patrimônio Público no MPMS

Antonio Siufi Neto

Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais (CAOPPFE)

Texto: Ana Paula Leite/jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasques/jornalista-Assecom MPMS