Membros do Ministério Público brasileiro, autoridades e integrantes da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul prestigiaram, nesta sexta-feira (19/8), a solenidade dos 20 anos do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (GAECO/MPMS).

A abertura do evento contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; da Coordenadora do GAECO/MPMS, Procuradora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro; da Procuradora-Geral do Estado, representando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia; e do Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior.

Os Conselheiros Nacionais do Ministério Público Paulo Cezar dos Passos, Ângelo Fabiano Farias da Costa e Rinaldo Reis Lima também compareceram à solenidade.

Na ocasião, os convidados puderam relembrar os 20 anos de atuação do GAECO/MPMS, por meio de um vídeo institucional e um vídeo testemunhal de membros que colaboraram com o grupo ao longo dos anos, elaborados pela Assessoria de Comunicação do MPMS. Os vídeos reavivaram a memória e homenageram todos os membros, servidores e autoridades policiais que prestaram relevantes serviços e contribuíram para o fortalecimento do GAECO/MPMS.

Discursos

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, destacou a atuação e a história do grupo, bem como de todas as equipes que passaram pela instituição. O Procurador-Geral homenageou ainda todos os órgãos da Segurança Pública (Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além das Forças Armadas), que atuaram e atuam, junto ao GAECO/MPMS, na repressão ao crime organizado. Alexandre Magno reiterou por fim, o papel fundamental da instituição na garantia e na defesa dos direitos da população. “A sociedade espera do GAECO/MPMS um órgão de segurança, de controle, responsável, transparente, efetivo, discreto e com resultados que beneficiem toda a população. Porque só existimos por causa dela, cada um dos presentes tem uma responsabilidade, um bem comum: a garantia da ordem, o combate ao crime e a defesa da sociedade”.

A Coordenadora do GAECO/MPMS, Procuradora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, relembrou as origens do grupo que foi motivado pelo assassinato do Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, em 25 de janeiro de 2002 em Belo Horizonte. A coordenadora destacou a atuação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), que após o episódio dramático, em 22 de fevereiro do mesmo ano, estabeleceu a necessidade de implantação de promotorias ou grupos especializados em investigações de alta complexidade em todos as unidades e ramos do Ministério Público. No mesmo encontro, foi criado o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

Ana Lara Camargo agradeceu e homenageou todos os membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, assim como todas as instituições parceiras que contribuíram para o desenvolvimento do GAECO/MPMS no Estado.

“Ao longo dessas duas décadas, o GAECO/MPMS funcionou em vários designs. Não há fórmulas prontas ou receitas fáceis de sucesso. Só existe a caminhada e nela o aprendizado. Instituições parceiras estiveram em sua composição formal, como foi o caso da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal e, desde o início até o presente dia, a Polícia Militar. O grupo que nasceu pequeno, em apenas duas salas dentro da Procuradoria-Geral de Justiça, cresceu imensamente em recursos materiais e humanos, tecnologia e autoridade; destacou-se por inéditas e importantes atuações e se integrou tão fortemente às comunidades de segurança pública e inteligência do Estado que, atualmente, é parte indissociável delas”.

Por fim, a Coordenadora do GAECO/MPMS homenageou e agradeceu os atuais integrantes e os demais Promotores de Justiça que fizeram parte da história do grupo: “Manifesto imenso afeto aos meus adoráveis companheiros de corredor. Cada qual que, com personalidade e estilo completamente diferentes, dedica-se generosa e abundantemente ao ofício, conhece e administra as regras de um jogo que só é vitorioso por ser plural, e solidifica com excepcional talento a bela imagem do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Para ver mais fotos clique aqui.

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite e Ana Paula Leite/ jornalistas e Luana Souza/estagiária-Assecom MPMS