O Ministério Público Eleitoral, representado pelo Promotor Eleitoral Ronaldo Vieira Francisco, e a Justiça Eleitoral, representada pela Juíza Eleitoral Naria Cassiana Silva Barros, promoveram nesta segunda-feira (15/8), reunião com a participação das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar.

O objetivo foi tratar de questões pertinentes à fiscalização das eleições 2022. O Ministério Público Eleitoral informou que, a partir desta terça-feira (16/8), com o início da propaganda eleitoral, possivelmente haverá a necessidade da firme atuação pelos órgãos de fiscalização no combate à prática de ilícios eleitorais, notadamente contra a desinformação, as notícias falsas ou fraudulentas eleitorais, ou seja, fake news.

Durante a reunião foi indicada a necessidade de atuação da Polícia Militar no exercício de atividades de fiscalização, por tratar-se do órgão responsável pela atividade de polícia ostensiva, além da indicação da cooperação da Polícia Federal na apuração da prática dos ilícitos eleitorais virtuais. Foi pontuado também a pertinência de criação de um canal de comunicação ágil e cooperação eficiente entre as instâncias de fiscalização do pleito eleitoral.

Segundo o Promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco, “o Ministério Público Eleitoral e as demais instituições responsáveis pela fiscalização das eleições de 2022 devem ficar de prontidão para quaisquer eventualidades e prontos para atuar caso haja alguma intercorrência, com agilidade e presteza”, finalizou.

 

Waléria Leite/jornalista-Assecom MPMS

Imagem: acervo 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba