De 23 a 25 de agosto ocorreu a principal conferência de agilidade para o setor público, a “Agile Trends Gov 2022”, com apresentações de iniciativas do Executivo, Judiciário e Legislativo, repletas de resultados e valiosas lições aprendidas.

O evento foi realizado de forma presencial, cuja programação contou com palestras, workshops e debates com o intuito de proporcionar trocas de experiências entre agilistas, técnicos e gestores que vivenciam metodologias ágeis em seu dia a dia.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participou da conferência e apresentou as iniciativas desenvolvidas pela Instituição que visam ao aumento de eficiência operacional. Representaram o MPMS a Assessora Especial e Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos; e os servidores Myrian Raquel Rodrigues da Silva, Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação; Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, Diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão; Reginaldo de Oliveira Vilanova, Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão por Processos; Nadson Soares de Oliveira, Chefe do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (DAEX) e  membro do Laboratório de Pesquisa e Inovação; Gustavo Rocha Lobato, Chefe da Divisão de Projetos e Serviços de Tecnologia da Informação (TI) e membro do Laboratório de Pesquisa e Inovação; e Farley Leles Froes Medeiros, Chefe do Núcleo de Corpo Técnico – Meio Ambiente.

A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo servidor Nadson Soares de Oliveira, que abordou o tema “Agilidade não é só pra ti - Agilidade a serviço da sociedade”. Ele apresentou cases de como o DAEX vem atuando com agilidade para transformar a sociedade a partir do conhecimento técnico.

Programação

Na quarta-feira (24/8), a Diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMS, Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, discorreu sobre “OKR MPMS: Do plano aos resultados!” e como a implantação dos OKRs deu perspectiva de resultados excelentes.

Já na quinta-feira (25/8), foi a vez de Gustavo Rocha Lobato apresentar “Robô da Ficha Limpa - como aumentamos em 90% a eficiência das análises de inelegibilidade”, iniciativa que acelerou e auxiliou os Promotores Eleitorais na busca de informações sobre os candidatos, bem como apurou com eficiência a elegibilidade deles, proporcionando maior efetividade aos trabalhos do MPMS.

Confira a programação completa aqui.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS