De todas as pautas frequentes, e idealmente, importantes, que já foram registradas aqui, VOCÊ é quem merece toda a nossa atenção!

Aliás, nesse mundo de tarefas em que vivemos, temos consciência de que precisamos conversar mais com você, sobre você mesmo.

É claro que podemos começar perguntando “Como você está?” e mesmo que a sua resposta seja o famoso clichê “Estou bem!”, se colocarmos em pauta a sua saúde mental, qual seria a sua resposta?

Imagino que você já teve muitos dias de “Tudo bem eu não estar bem, mas”... “vai passar”.

Sabemos que nesses dias as dores se tornam tão pesadas de carregar que parecem que sufocam.

E sabe o que eu e você temos em comum?

O fato de que somos humanos. Sentimos.

É essa condição que nos aproxima tanto, quando olhamos para os sentimentos, e isso significa que em nossas vidas não existe uma tecla que liga e desliga nossos sentimentos. Portanto, vale lembrar que todos estamos numa batalha para equilibrar a nossa saúde mental.

Observe essas questões em sua vida:

  1. apesar de ter consciência sobre os problemas de saúde mental, na prática ainda não usa as ferramentas adequadas para lidar com eles;

  2. não está sabendo cuidar da sua saúde mental para poder cuidar dos demais;

  3. ainda se julga ou julga quem está passando por um sofrimento mental.

Se você reconhece algum destes pontos, está na hora de criar possibilidades e falar sobre isso para prevenir-se de um sofrimento maior. As dores sinalizam de que há algo em desequilíbrio, por isso não podem ser silenciadas por medo do julgamento ou da falta de acolhimento.

Se você está vivendo um profundo sofrimento existencial, intenso e insuportável, FALE!

Converse com alguém de sua confiança.

Você é importante para muita gente! Vamos escutar mais, apoiar mais e ajudar mais!

É Setembro Amarelo todos os dias do ano, vamos prevenir o suicídio promovendo mais vida aqui, agora e sempre. Sua vida é inegociável! 

 

Telefones úteis: 188 (CVV) e 190 (Polícia)

 

Texto: Lindomar Pacheco – Servidora/Psicóloga MPMS